Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto empresário Roberto Magno Martins, e o secretário estadual de Administração, Eugênio Pacceli de Freitas, assinaram na manhã desta quinta-feira, 18, Protocolo de Intenções que estabelece a cooperação técnica, cultural, de lazer, saúde e segurança no trabalho, bem como o intercâmbio de conhecimentos, ações, informações e experiências visando à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos. O governador interino do Estado, Eduardo Machado, participou do evento.

A parceria visa ainda o desenvolvimento institucional mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum.

Conforme estabelecido no documento, as duas instituições comprometem-se a facilitar a requisição, transferência e liberação de seus técnicos para ministrar e participar de treinamentos, seminários, simpósios, encontros e outros eventos, criando condições conjuntas de financiamento junto aos órgãos de fomento para a realização de projetos, cursos especiais, pesquisas e outras ações de interesse exclusivo das partes. Para isso, criarão condições para a utilização comum de suas bibliotecas, salas de aula, unidades móveis, centros de processamento de dados e demais dependências e instalações.

“A colaboração mútua permitirá à instituição de um sistema regular de ações e informações técnicas, abrangendo propostas, relatórios técnicos e outros tipos de publicações, que ampliem o relacionamento entre a Fieto e Secad”, explica Roberto Magno Martins, presidente em exercício da Fieto, acrescentando que a parceria com o poder público dará uma melhor dinâmica às ações conjuntas previstas no Protocolo de Intenções.

Para o secretário estadual de Administração, Eugênio Pacceli, é o início de uma parceria forte entre o Sistema Fieto e a gestão pública do Estado através da Secretaria de Administração. “Buscamos o apoio da Federação para potencializarmos algumas ações na área de gestão pública”, disse ele.

Pacceli acredita que o Protocolo de Intenções permitirá ao público estadual buscar na iniciativa privada, via Fieto, as ferramentas e modelos de gestão bem aplicados e com resultados já comprovados na área privada. “Exemplo disso é o Sistema de Eletrônico de Gerenciamento de Documentos, desenvolvido pelo Sistema Indústria e utilizado no Tocantins e em outros estados, que através dessa parceria será implantado no poder estadual. A ferramenta, além de agilizar os trabalhos, proporcionará uma economia substancial aos cofres públicos na medida em que se deixará de gastar com papel, toneres e etc”.

Eduardo Machado, vice-governador do Tocantins, salienta que a assinatura do Protocolo de Intenções é uma demonstração de que a iniciativa privada tem sua importância junto à gestão do governo estadual, representa pelas instituições do Sistema S. “A indústria tocantinense é incipiente, mas o Plano Estratégico de Desenvolvimento para os próximos 30 anos, que estamos elaborando, nos reporta a um patamar maior, onde necessitamos efetivamente da iniciativa privada para que o comportamento gerencial e de gestão pública possa assimilar todo o conhecimento e inovação tecnológica adquirida ao longo dos anos pelas instituições do Sistema Indústria”, completa Machado.

Unidade de Comunicação Institucional do Sistema FIETO - UCI