Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Alexandre Negre (de Formoso do Araguaia) Alexandre Negre (de Formoso do Araguaia)
  • Fernando de Sousa (Araguatins)
  • Maicom Santos (de Paraíso do Tocantins)
  • Paulo Henrique (Palmas)
  • Renato Linhares (São Valério)

Após 5 meses de treinamento na sede do programa Rede Atletismo, em Bragança Paulista, os cinco atletas selecionados no Tocantins chegam à Palmas neste sábado, 19 (no voo de 13 horas), de onde partem para aproveitar suas férias em suas casas. Alexandre Negre (de Formoso do Araguaia), Fernando de Sousa (de Araguatins), Maicom Santos (de Paraíso do Tocantins), Paulo Henrique (de Palmas) e Renato Linhares (de São Valério da Natividade) treinam com cerca de 50 atletas da equipe de formação nacional Novos Talentos, do Rede Atletismo.

As primeiras conquistas vieram no final de setembro, na primeira competição disputada, o Festival Novos Talentos que reuniu os jovens da equipe de formação e atletas convidados de Bragança Paulista. No Festival, Renato Linhares e sua equipe de revezamento conquistou o primeiro lugar nesta modalidade e Maicom Santos, o 3º lugar. Maicom ganhou ainda o ouro na corrida de 1.000 metros do Festival. Nos 60 metros o campeão foi o tocantinense Fernando de Souza.

Ainda em setembro, os atletas participaram da 5ª Etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim, Mirim e Menor, realizada em Pindamonhangaba. Alexandre Negre conquistou o 1º lugar na corrida de 100 metros da competição. Em outubro, foi a vez de Paulo Henrique ser o campeão de sua especialidade, o lançamento de dardo, no Campeonato Estadual Mirim, realizado em Praia Grande, litoral paulista. Na mesma competição, o atleta participou da equipe de revezamento 4x 250 metros, que também conquistou o ouro.

Os tocantinenses foram selecionados pela Celtins, em julho deste ano, após a realização de 5 seletivas com quase 5 mil inscritos nos 7 estados em que a Rede Energia, holding da Celtins atua (Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná). No final de julho, os atletas mudaram-se para Bragança Paulista onde iniciaram o treinamento na sede do projeto, o Centro Nacional de Excelência Esportiva – CNEE.

O Novos Talentos é um projeto de formação de atletas profissionais que tem como pré-requisito a conciliação dos estudos com os treinamentos. Bolsa-auxílio, escola particular, auxílio de técnicos profissionais e uma pista de treinamento de nível internacional estão na lista de benefícios recebidos. O retorno dos atletas está marcado para o dia 10 de janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins