Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

(E/D) Maicom, Renato, Alexandre, Paulo Henrique e Fernando

(E/D) Maicom, Renato, Alexandre, Paulo Henrique e Fernando Foto: Ronaldo Mitt

Foto: Ronaldo Mitt (E/D) Maicom, Renato, Alexandre, Paulo Henrique e Fernando (E/D) Maicom, Renato, Alexandre, Paulo Henrique e Fernando

Os Talentos do Tocantins despedem-se do Estado na madrugada do próximo domingo, dia 10, quando retornam para o Centro Nacional de Excelência Esportiva, sede do programa Rede Atletismo, em Bragança Paulista. Alexandre Negre (de Formoso do Araguaia), Fernando de Sousa (de Araguatins), Maicom Santos (de Paraíso do Tocantins), Paulo Henrique (de Palmas) e Renato Linhares (de São Valério da Natividade) voltaram ao Tocantins em dezembro para passar as festividades de final de ano com a família onde permaneceram por menos de um mês. As curtas férias fazem parte da nova rotina destes tocantinenses que estão sendo preparados para se tornarem atletas de ponta do atletismo brasileiro, após serem selecionados pela Celtins.

A performance dos tocantinenses no projeto foi muito elogiada pelos treinadores. Após os 5 primeiros meses de treinamentos e competições os 5 tocantinenses, que treinam com cerca de 50 jovens, foram avaliados e incluídos no grupo de melhor rendimento da equipe de formação, garantindo a permanência no projeto. O desempenho escolar também é acompanhado pelo projeto que envia representantes às casas dos jovens para apresentá-los aos pais junto com os resultados dos treinamentos.

As seletivas para a formação da equipe foram feitas com jovens de 7 estados brasileiros (Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná). No Tocantins, foram realizadas pela Celtins de novembro de 2008 a julho de 2009. No final de julho, os 5 atletas do Estado mudaram-se para o interior de São Paulo onde estudam e participam dos treinamentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins