Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 11, com o presidente do grupo Eurolatina, Klaus Weyand, para debater a construção do Porto Fluvial de Praia Norte, no rio Tocantins. O empreendimento deixará o Tocantins na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA).

Segundo o secretário, o governo do Estado vem trabalhando para atender as demandas de infraestrutura e logística, sanando as necessidades dos investidores que estão chegando ao Tocantins. João Telmo explicou que a implantação do Porto de Praia Norte vai possibilitar a construção de um ramal ferroviário até Aguiarnópolis, para integrar o Estado ao restante do país.

Para Klaus Weyand, o objetivo do Porto é no futuro promover a ligação dos sistemas hidroviário/ferroviário, diminuindo os custos do transporte de carga no Tocantins e demais estados vizinhos. “O porto vai crescer de acordo com a demanda da região”, relatou.

Também participaram da reunião o presidente da Facioli, Dimas Facioli, a responsável pela logística do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer, a diretora da Eurolatina, Adélia Nunes, o diretor de Atração e Fomento da SIC, Iapurê Olsen e o diretor de logística, João Inácio Júnior.

O município de Praia Norte está localizado na região do Bico do Papagaio, a 619 quilômetros de Palmas. O local foi escolhido para abrigar o Porto do Tocantins, depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento. Esta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

Além de operar normalmente com o carregamento e descarregamento de produtos de todo o país, o Porto de Praia Norte deverá funcionar como um entreposto aduaneiro da ZFM - Zona Franca de Manaus, ou seja, receberá remessas de produtos industrializados do maior distrito industrial do Brasil, para que, posteriormente, possam ser distribuídas.

Protocolo de Intenções

O governo do Tocantins, a prefeitura de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda assinam nesta terça-feira, 12, o Protocolo de Intenções visando a construção do Porto. A solenidade será realizada às 10h, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. Na mesma ocasião será apresentado o anteprojeto do Porto e Centro Logístico de Aguiarnópolis, que dará sustentação logística ao porto fluvial.

O projeto é privado, a cargo da empresa brasileira Autologística Eurolatina Serviços Ltda, mas conta com apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Praia Norte, que cederá o terreno para sua implantação.

Klaus Weyand e técnicos da Eurolatina vão cumprir agenda no Estado até o dia 15 de janeiro, acompanhados do diretor de Atração de Fomento da SIC e do diretor do Departamento de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria da Agricultura, José Américo. Acompanha o grupo uma equipe de TV alemã, que dará cobertura especial ao projeto. Os contatos visam a coleta de subsídios sobre investimentos potenciais e possibilidades de cargas.

Nesta segunda-feira, 11, eles ainda terão reunião com representantes da Bunge, em Palmas, e à tarde participam de reunião na cidade de Miracema com a Steio, empresa que fomenta o plantio de eucalipto para reflorestamento visando a produção de biomassa para embarque.

Já na terça-feira, 12, após a assinatura do Protocolo de Intenções, a equipe viaja para Carolina/MA, onde terá reunião na próxima quarta,13, às 14 h, com o empresário Pedro Irã, proprietário da Pipes (Pedro Irã Pereira do Espírito Santo), que atua no ramo de navegação, entre outras atividades. Em seguida, o grupo se desloca para Estreito/MA, para nova reunião, desta vez com representantes do Ceste - Consórcio Estreito Energia, responsável pela construção da usina hidroelétrica de Estreito.

Na quinta-feira, 14, Klaus Weyand e sua equipe participam de reunião na empresa Tobasa, em Tocantinópolis, região Norte do Estado. E para finalizar, no dia 15, sexta-feira, o grupo visita Praia Norte, local de construção do porto fluvial, com sobrevôo nessa região e sobre Marabá e Tucuruí (eclusas).

Da redação com informações Secom