No próximo domingo (24/Jan), professores e universitários da Universidade Tuiuti do Paraná e Instituto Federal Minas Gerais de Bambuí, iniciam em Aliança do Tocantins, a 200 km de Palmas, a Operação Centro-Nordeste Verão de 2010, do Projeto Rondon.
A delegação será composta por 04 (quatro) professores universitários, 01(um) Cabo do Exército Brasileiro e (12) doze universitários de várias áreas do conhecimento. As operações a serem realizadas são caracterizadas pela aliança entre estudantes universitários e comunidades assistidas na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida na cidade.
As atividades dos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.
A operação tem como público prioritário: autoridades, lideranças comunitárias, imprensa, professores, gestores públicos, profissionais da saúde, Pioneiros Mirins, produtores rurais, comerciantes, comerciários, crianças, jovens, estudantes, associados do Instituto Pedra Verde, APAE, artesãos e comunidade.
Para o prefeito de Aliança, José Rodrigues (Zé Piqui), essa parceria promove ao aliancense novos horizontes através das ações programadas durante os doze dias da operação. “Vejo que é um momento diferente para nossa comunidade, principalmente, porque o Projeto Rondon não realiza ações assistencialistas, o trabalho envolve multiplicadores, produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais, promovendo efeitos duradouros, certamente, essa parceria nos trás novos horizontes”. Disse.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa, que conta com a participação da Secretaria Geral da Presidência da República e dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde.
O Projeto Rondon viabiliza o trabalho voluntário de professores e estudantes universitários no município, contribuindo para o seu desenvolvimento. O projeto permite aos universitários conhecer de perto a realidade brasileira e sentir os anseios da população.
Cronograma de atividades
Dia 24/01 – Domingo
Tarde - Chegada à Aliança do Tocantins
Noite – Jantar de confraternização
25/01 – Segunda-Feira
Manhã/Tarde – Reconhecimento do município, contatos e articulações com gestores e lideranças
Noite – Abertura Oficial da Operação em Aliança do Tocantins
26/01 – Terça-Feira
Manhã/Tarde – Mobilização dos participantes
Noite – Cine Rondon
27/01 – Quarta-Feira
Manhã – Oficinas: - Crescimento pessoal e profissional
- Trabalhando com a voz
- Diagnostico do estado da arte do artesanato local
- Dieta alimentar
- Mini curso: Noções básicas de informática
- Palestra: Recuperação e manutenção de áreas de preservação
Permanente (APP’S)
Tarde – Palestra: Educação financeira
- Visita técnica: Vetores de doenças públicas
- Mini curso: Noções básicas de informática
- Palestra: Captação de recursos e financiamento de projetos
- Curso: Criação de abelhas nativas sem ferrão
Noite – Oficina: Projeto de vida
- Palestra: Direitos das mulheres (Lei Maria da Penha)
- Palestra: Cooperativismo e Associativismo
Obs: A programação dos dias seguintes será enviada no próximo release.
Fonte: Ascom Prefeitura de Aliança com informações do Ministério da Defesa