Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Já na próxima semana todos os médicos aprovados no concurso público da Secretaria da Saúde do Estado serão convocados para assumirem seus cargos. Essa foi uma das medidas anunciadas pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na tarde desta sexta-feira, 22, durante a assinatura do decreto que homologou o certame. O evento aconteceu no Palácio Araguaia, em Palmas, e reuniu várias autoridades e profissionais da saúde.

Além de homologar o concurso, o governador anunciou uma série de ações emergenciais que serão iniciadas nos próximos dias, com o objetivo de melhorar os atendimentos nos hospitais e postos de saúde. Segundo Carlos Gaguim, a partir do mês de março serão entregues 139 ambulâncias, uma para cada município tocantinense, e inaugurado o Ambulatório de Especialidades do HGP – Hospital Geral de Palmas. Também foi anunciada a reforma de hospitais em todo o Estado; a entrega de 847 computadores para os municípios; e a entrega e manutenção de material cirúrgico e do estoque de medicamentos em todos os hospitais estaduais.

Outra boa notícia para o setor foi o anúncio de que, em breve, terá início a construção dos hospitais regionais de Araguaina e Gurupi. De acordo com o governador, 90% dos recursos para as obras já estão garantidos no BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Outra iniciativa do Governo do Estado será a regionalização do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com a entrega de cinco ambulâncias para as cidades de Miranorte, Paraíso, Porto Nacional, Novo Acordo e Palmas. Cada ambulância do Samu atenderá 15 municípios e o trecho da rodovia Belém/Brasília.

Novas medidas

Enfatizando que uma das prioridades do governo estadual é a saúde pública, o governador anunciou ainda a realização de novo concurso público para a contratação de médicos e enfermeiros para todos os municípios tocantinenses. “Nós vamos implantar a Clínica da Mulher em todas as cidades do Tocantins e esses profissionais vão atuar nessas novas unidades”, completou.

Na capital, uma medida vai agilizar os atendimentos do Hospital e Maternidade Dona Regina: a inauguração do Hospital Infantil de Palmas, que deverá acontecer ainda neste mês. O secretário estadual da Saúde, Francisco Melquíades Neto, explicou a importância da unidade. “Com isso nós vamos retirar as crianças que estão sendo atendidas no Dona Regina e levar para o novo hospital. Assim mais gestantes poderão ser atendidas no hospital maternidade”, concluiu.

Outra medida diz respeito à prevenção de acidentes de trânsito provocados por consumo de bebidas alcoólicas. “Vamos intensificar, na próxima semana, as fiscalizações da Lei Seca em todo o Tocantins”, disse Carlos Henrique Gaguim, afirmando ainda que serão adquiridas e entregues à Polícia Militar cerca de 300 motocicletas para auxiliar nos trabalhos. De acordo com o governador, a intenção é acabar com os acidentes de trânsito provocados por embriaguez.

Homologação

O concurso público para provimentos de cargos na Secretaria da Saúde teve as provas realizadas no dia 26 de julho de 2009, quando 22 mil candidatos disputaram as 1.218 vagas oferecidas, sendo 22 cargos de nível superior, abrangendo 50 especialidades médicas, e, quatro cargos de nível médio técnico, distribuídos nas Unidades da Sesau em 15 municípios. O Governo do Estado tem um prazo de até dois anos para convocar todos os aprovados no certame.

Fonte: Secom