Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para tratar dos novos rumos com a chegada do CNPASA - Centro Nacional de Pesquisa em Aquicultura e Sistemas Agrícolas, a Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento articulou uma reunião com os prefeitos da região Oeste do Estado e os pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O encontro, realizado na manhã de ontem segunda-feira, 25, marcou o início do planejamento de ações que vão divulgar os benefícios das pesquisas voltadas ao setor agropecuário tocantinense.

Ao falar da integração de todos no processo de execução de políticas públicas para a agropecuária, o secretário da Agricultura, Roberto Sahium, expressou: “A Embrapa é o suporte para impulsionar as tecnologias no campo. Portanto, faremos uma força- tarefa envolvendo as esferas federal, estadual e municipal para conseguirmos implantar projetos sustentáveis na agropecuária”, ressaltou.

Para o pesquisador da Embrapa no Tocantins, Ariovaldo Luchiari, a chegada da entidade é de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico, especialmente por trazer resultados de pesquisas aos produtores rurais. “A nossa meta é mostrar aos agricultores, a possibilidade de produzir e aumentar a renda com a comercialização dos produtos excedentes”, projetou.

Prefeitos

Com boas expectativas de crescimento na produção do município, o prefeito de Araguacema, João Paulo Filho, manifestou-se entusiasmado com essa nova fase. “É uma conquista formidável. Com as pesquisas, teremos oportunidades de criar e melhorar as condições de criação de animais e plantio da região”, pontuou.

O prefeito de Marianópolis, José de Andrade, avalia também as boas expectativas com a implantação do Centro de Pesquisa. O município sedia uma Unidade Demonstrativa da Embrapa para a pesquisa de campo, principalmente para produtos da agricultura familiar. “Essa é uma região que necessita de investimento nesta área. O momento agora é somar forças para desenvolvermos nosso município”, manifestou.

Encontro

Para reforçar o processo de implantação das ações da Embrapa no Tocantins, a Seagro, prefeitos e associações de agricultores reúnem-se em fevereiro, no dia 12, para debater as necessidades de investimentos na região oeste do Estado. No encontro, serão apresentadas as propostas de trabalho que a Embrapa pretende desenvolver no Tocantins. O evento, que acontece no Centro de Eventos de Marianópolis, terá palestras e temas voltados para agricultura e pecuária.

 

Fonte: Secom