Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A 1º Conferência Municipal de Defesa Civil de Gurupi será realizada nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, com o tema “Prevenção e assistência humanitária: fundamentos para a organização da Defesa Civil brasileira”. O evento ocorrerá das 8h às 18h, no Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão com Rua 02), aberto à participação dos cidadãos gurupienses, bem como de representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, sociedade civil organizada, entre outros segmentos.

A conferência terá como base quatro eixos temáticos: desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade social e desenvolvimento; políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária; mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil; e proteção global da população.

No decorrer do evento, os participantes serão convidados a avaliar a situação da Defesa Civil, definir diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e da assistência humanitária como política de Estado, como condição para o desenvolvimento social e, ainda, definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operação deste Sistema.

A Conferência está sendo organizada pela 4ª Companhia de Bombeiros de Gurupi, Polícia Militar e Prefeitura de Gurupi, por meio das secretarias de Proteção e de Infraestrutura. As propostas decorrentes do evento serão apresentadas pelos delegados do município durante a Conferência Estadual, que será realizada em Palmas, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros Militar