Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Abreu Jr

O município de Taguatinga, no extremo Sudeste do Estado, a 450 km de Palmas, recebe um grande reforço para o acesso da população a cursos de graduação e pós-graduação. O governador Carlos Henrique Gaguim implantou nesta sexta-feira, 5, o Polo de Educação a Distância dentro da programação da Caravana Acelera Tocantins.

A solenidade foi realizada no Centro Educacional Municipal Laura do Carmo, lugar onde o polo vai funcionar. Além de moradores e lideranças tocantinenses, estavam presentes o deputado estadual, filho da cidade, Paulo Roberto Ribeiro (PR), a prefeita de Taguatinga, Zeila Aires Ribeiro (DEM), e a secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda Carneiro.

“Nós ter aqui reunidos, importantes parceiros dos poderes executivo e legislativo, que estão alinhados na busca de promover uma revolução no ensino e na formação profissional da comunidade taguatinguense e de toda região, e isso é importante neste processo de desenvolvimento acelerado implantado pelo governador Carlos Gaguim” comentou a secretária de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda.

O Polo de Educação a Distância foi implantado por meio de parceria entre os governos estadual, federal e a prefeitura da cidade. Os primeiros cursos vão ser ofertados pela Universidade Federal do Tocantins e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, são eles: Biologia, licenciatura em Letras, e graduação em Informática. O polo também vai oferecer cursos técnicos por meio da e-Tec – Escola Técnica Aberta do Brasil. As aulas são gratuitas e o certificado emitido pela instituição ofertante do curso para quem se forma à distância é igual ao certificado do estudante que cola grau em um curso presencial.

Em Taguatinga, a Caravana Acelera Tocantins foi encerrada, o início foi na quinta-feira, 04, no município de Natividade percorrendo um total de dez municípios onde o governador Carlos Gaguim anunciou ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, habitação, recursos hídricos e meio ambiente além de outras.

Fonte: Secom