Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Polícia Militar do Tocantins inicia na próxima sexta-feira, 12, e se estende até o dia 16 de fevereiro, o Plano de Operação “Carnaval 2010”. Durante este período carnavalesco, a PM desenvolverá várias ações na Capital e municípios do interior do Estado.

A Operação Carnaval, que está sendo desenvolvida pelos Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior, contará com cerca de 4 mil policiais militares trabalhando em todo o Estado. Por ordem do comandante geral da PM, Coronel Joaídsom Torres de Albuquerque, foi adiada as férias dos policiais, para que todo o efetivo seja empregado na operação.

Na Capital, a PM colocará um efetivo de 250 policiais militares por noite, que estarão distribuídos em pontos estratégicos, como a Praia da Graciosa com um ponto de apoio no corredor da folia para atender aos foliões e nos distritos de Taquaruçu e Buritirama, além do policiamento rotineiro preventivo e ostensivo que é feito nas ruas.

Segundo os comandantes do CPC e CPI coronel José Antônio de Souza e coronel Divino Rodrigues Pires, durante a operação será intensificado as ações de policiamento nos pontos estratégicos onde ocorrem as festas, nos principais centros urbanos e nas entradas e saídas da capital e das principais cidades do interior, além das divisas de entradas e saídas do Estado.

“A PM estará presente, sobretudo, fiscalizando o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores, combatendo as ações ilícitas, o crime organizado, o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, tudo para garantir a segurança de todos os foliões, sem se descuidar da segurança das áreas residenciais e comerciais”, ressalta os comandantes do CPC e CPI.

Para garantir um feriado com segurança e tranquilidade, a PM espera contar com o apoio da população dos 139 municípios Tocantinenses, principalmente naqueles locais onde o Carnaval já faz parte do roteiro turístico, a exemplo da Capital, e algumas cidades do interior como Gurupi, Araguaina, Porto Nacional, Dianópolis, Arraias, Taguatinga, Xambioá, Filadélfia, Aguiarnópolis e Tocantinópolis.

Dicas de Segurança

O comandante do CPC destaca algumas dicas indispensáveis de segurança para evitar a ação dos infratores durante o feriado. “Quem vai ficar fora de casa deve adotar alguns cuidados, como na hora de viajar, não deixar a residência só, avisar ao visinho de confiança o período da viagem. Para quem for para o corredor da folia evitar levar objetos que chamem atenção dos infratores, celulares; carteiras com todos os documentos, cartões de crédito e dinheiro; evitar também de levar objetos cortantes. Na hora de estacionar o veículo, não colocar em locais impróprios, escuros com mato alto, que facilitem o acesso do infrator; quem for dirigir não deve beber porque bebida e álcool não combinam com direção, dentre outros medidas que podem fazer a diferença na segurança do cidadão, não só no período carnavalesco, como também no seu dia-a-dia”, concluiu.