Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa lança neste domindo, 14, em Palmas, o livro “Retiro Popular 2010”. Esta será sua última aparição pública como administrador arquidiocesano na capital tocantinense. Na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, ele deixa oficialmente a arquidiocese para assumir como Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará.

O lançamento do livro estava previsto para a sua despedida da arquidiocese, na missa de ação de graças, no último sábado. Mas, não foi possível devido um atraso da transportadora na entrega dos livros.

O lançamento será durante o encontro de Carnaval da RCC, o Rebanhão 2010. O evento acontece no centro de evangelização da Paróquia São José na 604 Sul e terá início com uma missa às 19h30. Em seguida haverá uma momento de autógrafo e interação com o arcebispo.

Todos os anos por ocasião do período de carnaval, a Renovação Carismática Católica realiza o Rebanhão: encontro de louvor, animação, oração, adoração, pregação e escuta da Palavra de Deus.

Lançamento em Cachoeira Paulista

Dom Alberto Taveira, lançou no dia 31 de janeiro, durante o Kairos da Canção Nova, o 'Retiro Popular 2010'. O livro, que conta com edições anteriores, produzidas desde 1992 pelo prelado, traz reflexões diárias e semanais sobre a Quaresma. No lançamento, Dom Alberto explicou como surgiu a ideia para a criação de um retiro que ajudasse os cristãos a viver bem este tempo, que é o mais importante da Igreja. Na oportunidade, ainda falou sobre a função da Quaresma na conversão.

“Durante alguns períodos do ano a igreja insiste que tenhamos atitudes próprias da vida cristã. A igreja na sua sabedoria nos dá a possibilidade de nos prepararmos para essas datas e, a cada ano, colhemos algo a mais”, explicou o prelado.

Dom Alberto comparou estes 40 dias que precedem a Páscoa como uma academia de vida cristã. “Durante este tempo você entra em uma academia, e eu vou lhe pedir meia hora diária de exercício. Isso significa meia hora diária de oração”, enfatizou.

Este ano o título do Retiro Popular é ''Tenho Sede'', fazendo alusão à passagem bíblica que mostra Jesus crucificado dizendo justamente estas palavras. “O Senhor na cruz disse que tinha sede e Lhe deram vinagre. Deus nos quer tão bem que Ele tem sede da nossa fé. Quando o Senhor disse que tinha sede não era na intenção de que colocassem algo em sua boca. Era sede da conversão daqueles que estavam em torno da cruz. E é isso que Ele quer de nós, hoje, também”, concluiu o Arcebispo.

Da redação com informações Pascom Arquidiocese de Palmas