Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: João Di Pietro

Foto: João Di Pietro

O governo do Tocantins irá apoiar a 18º edição do Rally Internacional dos Sertões. A parceria com a Dunas Race, realizadora do evento, vai permitir que Palmas deixe de ser apenas uma cidade-dormitório da competição para receber também uma etapa promocional com a realização de um 'super prime' – disputa em circuito fechado. A segunda maior prova de rally fora de estrada do mundo será realizada entre os dias 10 e 21 de agosto deste ano. Palmas é o terceiro município confirmado no roteiro de 2010.

De acordo com o governador Carlos Henrique Gaguim, o apoio ao evento é uma forma de fomentar o turismo no Tocantins, já que a competição tem cobertura da mídia nacional e até de outros países. “Temos muitas belezas naturais, além da arquitetura de nossa capital, que são diferenciais para chamar a atenção de turistas do Brasil e do mundo”, disse o governador.

O diretor e presidente da Dunas Race, Marcos Moraes, comentou sobre a novidade deste ano, no Tocantins. “Com o super-prime, a intenção é proporcionar mais emoção ao público da cidade, que poderá ver de perto os carros em alta velocidade”, concluiu. Em 2009, a etapa promocional do Rally foi realizada apenas nas cidades de Goiânia (GO), Santa Helena (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA).

Em 17 edições do Rally Internacional dos Sertões os competidores passaram pelo Tocantins 10 vezes, dando visibilidade para o Estado em níveis nacional e internacional e levando a cerca de 130 mil pessoas ações de cidadania. O lado social do Rally atuou nas áreas de saúde (ginecologia, pediatria, clínica geral e odontologia), com atividades culturais, cultivo de hortas comunitárias e instalação de bibliotecas nas comunidades percorridas.

Em 2009, a organização do Rally deslocou 1.700 profissionais e mais de 130 jornalistas, nacionais e estrangeiros e envolveu participantes de 36 países.

Fonte: Secom