Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A partir do dia 21 de fevereiro, os produtores rurais situados nos municípios da calha do Rio Amazonas - AM, contarão com o auxílio de duas equipes da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - durante a realização da “Agulha Oficial”. A ação, coordenada pelo Mapa-Ministério da Agricultura e Abastecimento, que ocorre por 45 dias, tem por objetivo auxiliar a região a aumentar os índices de vacinação contra a febre aftosa, para que o Amazonas possa melhorar seu status sanitário. A equipe tocantinense, que coordenará grupos de vacinação, será composta por cinco fiscais e quatro inspetores agropecuários

De acordo com o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, a colaboração do Tocantins e de outros parceiros, novamente nessa ação, é de grande relevância para que o Amazonas eleve a sua situação sanitária, que hoje é de risco desconhecido para a febre aftosa. “Este ano estamos de volta a esse Estado, juntando esforços para melhorar a sanidade animal, ampliando a área livre de febre aftosa no Brasil”, pontua, ressaltando que o ano passado as equipes tocantinenses também participaram da Agulha Oficial no Amapá.

O diretor de defesa animal da Adapec, José Emerson Gomes, explica que o calendário de vacinação amazonense é diferenciado e que as equipes da Agência estarão executando além da vacinação, o cadastramento e georreferenciamento das propriedades rurais. “Primeiro mandaremos um grupo que ficará 20 dias, após seu retorno, enviaremos outra equipe que ficará até o término da ação, afinal, temos um compromisso com a sanidade do rebanho brasileiro”, enfatiza Gomes.

Agulha Oficial

É uma ação do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, por meio da Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas, em parceria com técnicos, veterinários e auxiliares de todas as unidades da federação e do setor privado. A finalidade é elevar a classificação sanitária de estados que estão em situações inferiores.

Atualmente o status sanitário do estado do Amazonas é de risco desconhecido, com exceção de dois munícipios (Boca do Acre e Guajaramirim), considerados livre de febre aftosa com vacinação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec