Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu juntamente com os filiados no sábado, 20, na Câmara Municipal de Palmas. A reunião, que traçou planos para a eleição de 2010, contou com a presença do membro do Comitê Central do PCdoB, André Bezerra.

O partido vai buscar a formação de um amplo palanque no Estado, onde toda a base aliada do governo do presidente Lula esteja unida para evitar o que definiu como “retrocesso”. Para a Comissão do partido, o caminho para evitar que o PSDB e DEM volte ao governo do Tocantins será reunir num só palanque o PCdoB, PT, PMDB, PR, PDT, PSB, PRB e outros partidos da base.

Segundo os comunistas, o cenário hoje mostra que os partidos do bloco de esquerda no Tocantins estão divididos em relação às candidaturas majoritárias, onde em alguns casos as direções estaduais declaram apoio a algum pré-candidato e não conseguem entrar em sintonia com as direções municipais que optam por uma ou outra pré-candidatura. Esta situação, segundo os comunistas, não é reproduzida dentro do PCdoB, onde as direções municipais estão sendo contempladas com o rumo tomado pela direção estadual.

O partido é hoje, o único partido do Bloco de Esquerda que ainda não tem compromisso de apoio a nenhum pré-candidato. A única certeza dentro do partido é que as candidaturas do PSDB e DEM representam o atraso e que no momento os partidos da base do governo Lula devem se entender.

Palanque único

O PCdoB decidiu na reunião que vai lutar contra a divisão da base do presidente Lula no Estado, buscando o entendimento para melhorar o diálogo entre os partidos PMDB, PR, PT, PDT e PSB, tentando trazer também os chamados partidos emergentes para este palanque.

Para a direção estadual do PCdoB, o momento é propício para o partido apresentar seu projeto à comunidade. Mesmo com todas as dificuldades das eleições de 2010, o partido acredita que poderá lançar um grande número de candidaturas para apresentar o projeto do partido.

Os próximos passos do PCdoB será chamar a base do governo Lula para uma reunião e intensificar a busca por uma ampla aliança das forças progressistas no Estado. Alem disso a direção estadual vai marcar nova reunião com a Comissão Política Estadual e convidar novamente todos filiados para discutir as candidaturas proporcionais do partido nessas eleições.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa PCdoB