Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Terciany Lima
  • Chefe do Estado Maior coronel Antônio Carlos Moreno,Subcomandante do CAES Tenente Coronel Luiz Carlos Fernande e Comandante Geral da PMTO Joaídson Torre de Albuquerque

Uma comitiva de 20 Oficiais do Centro de Altos Estudos de Segurança - CAES da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi recebida na manhã desta sexta-feira 26, pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Joaídson Torres de Albuquerque, no Quartel do Comando Geral da PM em Palmas.

Os oficiais foram recepcionados pelo comandante geral no auditório do QCG, onde na ocasião assistiram a um vídeo Institucional, em seguida o coronel Albuquerque falou da importância do intercâmbio entre as polícias. “Vamos mostrar aos oficiais através dessa troca de conhecimentos, os valores, a prática de gestão e como funciona o policiamento da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Para nós é uma honra recebermos essa delegação de São Paulo, até porque é a primeira vez que uma comitiva desse porte vem conhecer como funciona o sistema de segurança pública do nosso Estado”, ressaltou o coronel Albuquerque.

Para o subcomandante do CAES tenente coronel Luiz Carlos Fernandes, o Tocantins foi escolhido para servir de pesquisa por duas razões: “A Polícia Militar do Tocantins hoje é referência na área de Prática de Gestão e no Policiamento Ambiental. “Queremos conhecer e captar as informações para estudarmos o processo de policiamento que está acontecendo hoje aqui no Tocantins, para posteriormente compararmos e aplicarmos ao nosso trabalho em São Paulo”, destacou o subcomandante.

O objetivo da visita da delegação ao Estado que encera no dia 3 de março, é promover uma trocar de informações e experiências, bem como, conhecer a realidade do trabalho desenvolvido pelos órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado da Tocantins.

A viagem faz parte das atividades de estudo do Curso de Mestrado em Ciências Policiais de Segurança Pública e Ordem Pública, do CAES da PM de São Paulo, cuja meta do Curso é o aperfeiçoamento e o aprimoramento das atividades técnico-profissionais para o exercício das atribuições constitucionais de polícia ostensiva de caráter preventivo e manutenção e preservação da ordem pública.

Na programação, durante os sete dias no Tocantins, os oficiais estarão visitando ainda nesta sexta-feira o Colégio Militar, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Assembleia Legislativa.

Já no sábado, 27, os militares viajarão para o Parque Estadual do Jalapão onde ficam até domingo. Na manhã de segunda-feira, dia primeiro os oficiais recomeçam as atividades na capital pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, depois passam pelo o 22º segundo Batalhão de Infantaria do Exército. À tarde o grupo será recebido no Tribunal de Justiça, noTribunal de Contas e depois na Prefeitura de Palmas.

O ponto culminante da visita acontece na terça-feira, dia 2, onde os oficiais estarão realizando o Seminário da III Jornada de Polícia Comparada São Paulo/Tocantins, que acontece a partir das 8h da manhã, no auditório do Hotel Vitória em Palmas, com as presenças de várias autoridades da área de Segurança Pública do Estado, Forças Policiais e Organizações Comunitárias.

Na pauta serão discutidos assuntos como Difusão de Polícia Comunitária, Direitos Humanos Aplicado a Atividade de Policia, Gestão pela Qualidade, Valorização Policial e Mobilização Comunitária. A viagem de estudos encerra na quarta-feira dia 03, com uma visita à Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães em Lajeado.

Fonte: Ascom Polícia Militar