Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com a Marinha do Brasil, o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e à Prefeitura de Estreito (MA) promoveu o curso de Formação de Aquaviários Módulo Especial para barqueiros e moradores nesse município maranhense. Durante a realização do Ceste Usina Social em Estreito no último dia 27 (sábado), os 35 alunos inscritos na capacitação receberam no palco principal do evento seus diplomas e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento que comprova a habilitação do portador em conduzir embarcações. A cerimônia de diplomação dos novos aquaviários foi conduzida por oficiais da Marinha e contou com a presença de representantes do Ceste, do Sebrae, do Prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, e do Agente Fluvial de Imperatriz, Capitão-Tenente, Heron Almada.

O curso faz parte das ações previstas no Programa de Fomento às Atividades Produtivas Locais, Aproveitamento dos Usos Múltiplos do Reservatório e Identificação de Novas Oportunidades de Investimento desenvolvidas pelo CESTE na região, no âmbito do licenciamento ambiental do empreendimento.

Quatro alunos do curso foram destacados para ter participação especial na solenidade: Alexandre Batista Rodrigues e Antônio Gomes Coelho, por terem o melhor desempenho da turma; Juarez Pereira Costa, apontado com o mais experiente; e Alzierene Valadares da Silva, que falou em nome de todos. Em seu discurso, a oradora da turma, ressaltou a iniciativa do Ceste e da Prefeitura de proporcionar a qualificação e a capacitação aos moradores de Estreito. “Este foi um sonho realizado de cada um de nós. Meus parabéns e obrigada a todos”, falou emocionada.

Alizerene Valadares foi seguida pelo Prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, que parabenizou os novos aquaviários. O gerente do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges, destacou a parceria estabelecida com o Consórcio Estreito Energia na promoção da qualificação e capacitação à população de Estreito e dos outros municípios da área de influência direta da Usina de Estreito. “Colocamos o Sebrae sempre à disposição da cidade e do nosso parceiro maior, que é o Ceste”, destacou.

O discurso de encerramento coube ao Capitão Tenente, Heron Almada, que lembrou de outros momentos de encontro com alunos do curso. “Alguns eu já fiscalizei, tive de ‘puxar a orelha’. É nossa obrigação trabalhar de acordo com o Código de Tráfego Aquaviário. Mas como já foi dito, uma de nossas atribuições é orientar e estarmos onde formos requisitados. E é o que a Marinha do Brasil fez. Essa necessidade de capacitação foi colocada e então viemos, a convite do Ceste e do Sebrae. Parabéns a todos. Procurem se aperfeiçoar e desfrutem da conquista de vocês”, ressaltou o oficial.

A gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, credita o sucesso de ações desta natureza, à seriedade e empenho daqueles que têm aceitado o convite do Consórcio Estreito Energia para participar dos cursos promovidos. “Temos tido a responsabilidade de buscar os melhores e mais capacitados parceiros para as nossas ofertas de capacitação. Dar a oportunidade aos barqueiros de obterem a documentação adequada para a navegação pelo rio Tocantins nos deixa muito felizes, assim como a satisfação das pessoas que aceitam o nosso convite para incrementar suas vidas com mais educação”, destaca.

O Curso – Com 32 horas de duração, o Curso de Formação de Aquaviários – Módulo Especial tem nove disciplinas, que abordam desde regras básicas de navegação e primeiros socorros até noções de motores, organização dos serviços dentro da embarcação (Marinharia) e navegação. Com o curso, os formandos obtiveram a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento essencial para a navegação.

A professora de escola municipal de Estreito, Olindina Ribeiro, também conquistou a sua CIR após a participação no curso e logrou êxito em prova aplicada pela Marinha.

“Sou filha de pescadores (pai e mãe) que sempre navegaram sem qualquer documentação e na ilegalidade. Hoje, eu e meu irmão, começamos a mudar essa parte da história de nossa família e vamos aproveitar a temporada de praias para incrementar a nossa renda”, relatou.

Visita – Durante a solenidade de diplomação dos novos Aquaviários, o Capitão Tenente Heron Almada foi convidado pelos representantes do Ceste a conhecer o canteiro de obras da UHE Estreito e para uma visita também ao escritório do Consórcio Estreito Energia em Carolina.

O oficial da Marinha participou dos encontros em companhia do seu superior, o Capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Paulo César de Lima Potiguara, o Capitão de Fragata; e de dois oficiais visitantes: o Capitão de Mar e Guerra, Nelson Nonato de Oliveira Coutinho, do Comando do 7º Distrito Naval; e do também Capitão de Mar e Guerra FN (Fuzileiro Naval), José Roberto Nunes da Silva, Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília-DF.

Todos se mostraram satisfeitos com o que viram. “Estou orgulhoso por ter conhecido o empreendimento não só como Marinheiro, mas como brasileiro. Esta é considerada uma das maiores obras do país e que vai proporcionar o desenvolvimento não só para o Maranhão e Tocantins, mas para todo o país”, finalizou o Capitão dos Portos dos Araguaia-Tocantins, Paulo César de Lima Potiguara.