Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

Na próxima segunda-feira, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo governador Carlos Henrique Gaguim, vai estar no Tocantins para inaugurar o trecho de 122 km da Ferrovia Norte-Sul, que vai de Colinas do Tocantins a Guaraí, e mais um Pátio Multimodal. A solenidade está marcada para ter início às 16h, na cidade de Guaraí, a 173 quilômetros de Palmas.

Lula desembarcará em Palmas e acompanhado pelo governador segue de helicóptero para o pátio multimodal de Porto Nacional, onde fará um sobrevoo à obra. Depois se deslocará para o município de Tupirama, de onde percorre cerca de 14 km de trem até o pátio multimodal de Guaraí.

Para construir o trecho de 122 km entre Colinas e Guaraí, que vai do Córrego Riacho Fundo, a 10 km ao sul do Pátio de Colinas, ao Ribeirão Tabocão, a 16 km ao sul do pátio de Guaraí, foram investidos R$ 384 milhões, oriundos do orçamento da União e do processo de subconcessão do trecho de 720 km entre Açailândia (MA) e Palmas, cujo leilão foi vencido pela Companhia Vale do Rio Doce.

Atualmente, o Tocantins conta com 253 quilômetros de trilhos instalados nos trechos Aguiarnópolis-Araguaína, num total de 153 quilômetros, e Araguaína-Colinas com outros 100 quilômetros. A previsão é de que a conclusão da obra no Estado aconteça em outubro deste ano, com a inauguração de mais quatro trechos, incluindo o que será entregue nesta segunda-feira por Lula e Carlos Gaguim.

Também participam do evento de inauguração do trecho da Ferrovia o presidente da Valec – empresa responsável pelas obras, José Francisco das Neves (Juquinha), senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, além de outras autoridades e da comunidade em geral.

Presidente no Tocantins

Esta será a sétima visita de Luiz Inácio Lula da Silva ao Tocantins, enquanto presidente. A primeira foi em agosto de 2005, para inauguração do HGP - Hospital Geral de Palmas; a segunda, em maio de 2006, para vistoriar trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Aguiarnópolis e Babaçulândia; a terceira visita foi em maio de 2007 para inaugurar o primeiro trecho da ferrovia no Tocantins, de Aguiarnópolis a Araguaína, e a empresa Brasil Ecodiesel; a quarta, em março de 2008 na inauguração da primeira etapa do projeto de irrigação Manoel Alves, em Dianópolis; a quinta vez dezembro de 2008, para inaugurar o trecho de 94 km da Norte-Sul em Colinas; e a sexta visita de Lula ao Estado foi em fevereiro de 2009 para inaugurar a Usina Hidrelétrica de São Salvador.

Fonte: Secom