Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Em Ananás, segunda cidade da região do Bico do Papagaio na rota da Caravana Acelera Tocantins, o governador Carlos Henrique Gaguim declarou, nesta quinta-feira, 18, que eventos como a caravana, que reúne gestores públicos e a população do interior, contribui para traçar o planejamento administrativo que guia o atual governo. “Mapeamos todo o Estado e estamos trabalhando com planejamento”, disse ele, destacando a implementação de ações de grande impacto social para a população, como a criação da Fundação Pioneiros Mirins, a futura gratuidade nos cursos superiores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins - e a criação da Aguatins, entidade voltada a levar saneamento básico – de início, para atender 80 cidades.

O governador, no gabinete municipal, entregou à prefeita Raimunda Rosa duas chaves de microônibus escolares e assinou convênios em diversas áreas. Para a saúde, os convênios garantem a entrega de uma ambulância, a construção da Clínica da Mulher e o abastecimento, com medicamentos, da rede ambulatorial e hospitalar do município.

Para a infraestrutura foi autorizada a construção de uma feira coberta, a revitalização da praça do Fórum e a pavimentação de 12.154 metros quadrados de vias urbanas, com bloquetes de concreto, esta última mediante investimento de R$ 641 mil.

Ainda foi autorizada pelo governador Carlos Gaguim a instalação de uma escolinha de iniciação esportiva, cedidos equipamentos de informática à prefeitura de Ananás e assinado convênio para operacionalização, em nível municipal, do programa Pioneiros Mirins. A cidade também está sendo beneficiada com os serviços emergenciais de tapa-buracos, limpeza de áreas públicas e de patrolamento de estradas vicinais.

Antes, ao chegar à entrada da prefeitura, o governador, acompanhado da primeira-dama Rose Amorim, de parlamentares e de crianças, repetiu um gesto comum em todas as cidades percorridas na caravana: plantou árvores, simbolizando o compromisso que o governo estabeleceu de cada criança e adolescente atendida pelo programa Pioneiros Mirins ser responsável pelo plantio anual de 30 árvores.

No evento público, realizado no auditório municipal, a prefeita Raimunda Rosa caracterizou a caravana Acelera Tocantins como a “festa da democracia” e elogiou a atual gestão do Estado, que, segundo disse, vem trabalhando por gerar emprego e renda para a população e valorizando o servidor público.

Estão acompanhando o primeiro dia da caravana no Bico do Papagaio: os deputados federais Laurez Moreira e Osvaldo Reis; e os estaduais Júnior Coimbra, Angelo Agnolim, César Halum, Josi Nunes, Luana Ribeiro, Manoel Queiroz e Raimundo Palito, além de secretários de Estado e autoridades da região.

A terceira edição da caravana Acelera Tocantins prossegue até domingo, 21, percorrendo as 27 cidades da região do Bico do Papagaio.

 

Fonte: Secom