Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O governador do Tocantins Carlos Henrique Gaguim estará nesta sexta-feira, 26, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de lançamento da Ferrovia Oeste-Leste, em Ilhéus (BA), às 15 horas. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste partirá de Ilhéus e passará por cidades como Caetité, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, indo se encontrar com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no Tocantins, perfazendo um total de 1.490 km. Por meio da Norte-Sul, a Oeste-Leste permitirá o escoamento da produção da Bahia, além de servir de ligação com outras áreas produtivas, sendo o Tocantins o centro de ligação da malha ferroviária brasileira. A previsão da Valec, empresa responsável pela construção, é que a obra seja concluída totalmente até no final de 2012.

Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste envolverá investimentos estimados em R bilhões até 2012.

A Ferrovia otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás, incluindo o porto de Praia Norte, no Tocantins, e o porto seco em Palmas, ambos estão sendo viabilizados pelo Governo do Estado.

“A Oeste-Leste será mais um braço que integrará a espinha dorsal do transporte brasileiro à Ferrovia Norte-Sul, permitindo que o desenvolvimento no interior do Tocantins e de todos os Estados por onde ela passa. Através de mais essa grande obra do presidente Lula, o País estará gerando divisas para os municípios por onde vão passar os trilhos da nova estrada, além de milhares de empregos diretos e indiretos”, pontua o governador Carlos Gaguim.

A obra irá beneficiar os setores de mineração e produção de grãos, contribuindo com o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, entre outras cargas,que passarão a contar com uma estrutura de transporte eficiente, mais rápida e de custo mais baixo para o transporte das riquezas produzidas na região, quer para o mercado interno, quer para a exportação. O aproveitamento dessa conexão com a malha ferroviária nacional viabilizará o aumento da competitividade de produtos do agronegócio e a implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios.

Inauguração

Antes do lançamento da ferrovia, o governador Carlos Henrique Gaguim participará ainda, da cerimônia de inauguração do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna (BA), também ao lado do presidente Lula. (Julliana Ribeiro)

Serviço:

Trechos Oeste-Leste

Ilhéus/Caetité(BA)

São 530km, cuja construção deverá ser concluída no primeiro semestre de 2011.

Caetité/Barreiras/São Desidério (BA)

São 413km, cuja construção deverá ser concluída no primeiro semestre de 2012.

Barreiras/São Desidério (BA)/Figueirópolis (TO)

São 547km, cuja construção deverá ser concluída até o final de 2012

Fonte: Secom