Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural – SAGRI e o IBGE, levantou informações relativas à produção, produtividade estimada e área plantada com grãos no município de Palmas. Estes dados integrarão o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola – LSPA, realizado pelo Ibge.

Esta é a 4ª fase do LSPA, quando é feita a prévia da produção agrícola. O fechamento da Safra, com a divulgação dos dados definitivos, será feito em junho deste ano. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Sagri, Roberto Campos Pinto, a área plantada com grãos neste ano teve um aumento em torno de 30%, com relação à safra passada, aumentando de 4500 para 6830 hectares.

A soja, com 5830 hectares é a cultura que ocupa a maior área de cultivo. O milho com 700 hectares vem em segundo lugar e o arroz em terceiro com 300. A produtividade estimada para a soja é de 50,5 sacas/ha. Para o milho, espera-se uma produtividade em torno de 140 sacas/ha na safra e 60 sacas/ha na safrinha. Já para o arroz, em torno de 50 sacas/ha. As maiores lavouras estão localizadas na região de Buritirana, distante 70 km do centro de Palmas.

Fonte: Ascop