Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Diretório Municipal Iran França, que também ocupa o cargo de diretor de Esporte e Juventude da prefeitura Municipal de Gurupi. “Agnolin tem suas raízes em Gurupi, assim como a sua esposa, que apesar de ser vice-prefeita de Palmas nunca esqueceu do povo de Gurupi”, disse.

Em seguida o presidente de honra do PDT de Gurupi e vice-presidente Estadual do partido, Itelvino Pisone, lembrou a trajetória de política de Agnolin. “Mesmo a Edna Agnolin sendo candidata a vereadora e vice-prefeita em Palmas, o Agnolin nunca transferiu seu título de Gurupi”, disse.

Emocionada, a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, que tem suas origens e familiares em Gurupi, chorou e teve que paralisar o seu discurso. Ovacionada lembrou dos amigos e familiares. “Minha meta principal e meu maior sonho é que Agnolin vá para Brasília. Nós temos sim a eterna gratidão de todos gurupienses”, disse Edna e, em seguida falou sobre o Pólo de Confecções, reafirmando a participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), na liberação de R$ 146 milhões para o empreendimento, que envolverá vários municípios, entre eles Gurupi.

O Secretário Geral do PDT, João Telmo Valduga, defendeu maior representatividade política da região na Câmara Federal. “Gurupi já ocupou mais espaço político neste Estado e agora nós temos que trabalhar para voltar a ocupar este espaço perdido. Eu quero deixar um pedido que é lutar para que Gurupi tenha mais do que deputado federal”, disse Valduga, referindo-se ao deputado Laurez Moreira (PSB).

Em seu discurso de Agnolin iniciou agradecendo aos gurupienses que segundo ele “deu sinal verde” para sua candidatura e depois homenageou a sua sogra Albertina “em nome das famílias presentes”. Em seguida agradeceu o apoio dos vereadores Denes Teixeira (PPS), que estava representando o deputado Eduardo do Dertins (PPS) e da vereadora Wanda Botelho (PR). “Wanda que é do PR, mas se colocou incondicionalmente em apoiar a minha candidatura”, disse Agnolin, que destacou ainda a presença do ex-vereador Lázaro Ribeiro. “Lázaro Ribeiro é um dos nomes que encabeçará a nossa caminhada aqui em Gurupi”.

Sobre a sua campanha, Agnolin disse que o lançamento da sua pré-candidatura foi um desafio conclamado pelo seu partido. “Políticos muito maldosos e incompetentes e sem discursos andam espalhando por ai que eu não seria candidato a deputado Federal e estes argumentos estão, determinadamente, esgotados. É uma pré-candidatura que surge e emerge com muita potencialidade para ser consolidada. Então, eu estou muito contente, muito feliz e radiante pela bela recepção de Gurupi e pela manifestação popular”, declarou. Em seguida disse que o partido estará planejando na próxima semana um mapa para definir os outros municípios que serão lançados a sua pré-candidatura.

Bandeiras

De acordo com Agnolin as bandeiras de sua campanha estarão voltadas ao fortalecimento da iniciativa privada, revisão do pacto federativo, aumentar a presença do setor público na região e implantação da Universidade Federal de Gurupi. “Em 1988 foi implantado um universidade Federal em Gurupi e agora vamos lutar para quer ela aconteça ou que incorpore a Unirg nesta universidade. Vamos também buscar a qualificação profissional para o nosso povo”, disse.

Ao finalizar, Agnolin disse que na campanha o PDT estará junto com o PMDB. “Estaremos juntos com o amigo, companheiro e parceiro Carlos Henrique Gaguim”.

Participaram também do evento vereadores de Figueirópolis e Peixe.

Fonte: Jornal Atitude