Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

A antecipação da vacina contra a Febre Aftosa nos bovídeos (bovinos e bubalinos) que participarão de eventos agropecuários, como feiras e leilões, começa nesta quinta-feira, 15, em todo o Tocantins. Para solicitar a autorização de compra das vacinas, fora do período oficial da campanha de maio, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – onde sua propriedade esta cadastrada.

 

A medida foi publicada pela Adapec para auxiliar os produtores a cumprir a obrigatoriedade da vacinação sem prejuízos econômicos, já que depois de imunizados os animais precisam cumprir carência e neste período não podem ser transportados. A carência é de 15 dias para animais que irão receber a primeira dose e de sete dias para os que irão receber a segunda vacina. Só depois deste período é emitido a GTA - Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte dos animais.

 

“A intenção é viabilizar o deslocamento daqueles aimais que serão expostos em leilões, feiras agropecuárias e precisam ser transportados ainda na primeira semana de maio. Isto garante tranquilidade para produtor e assegura a sanidade do rebanho tocantinense”, explica o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo.

 

Campanha

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre de 1º a 31 de maio, quando todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) deverão ser imunizados, independente da idade.

 

O produtor tem um prazo de dez dias após a compra da vacina para comprovar o ato. Para tanto, ele deve levar a nota fiscal da compra e a carta aviso dos animais, com informações como idade e sexo. Os dados serão lançados no Sistema de Defesa on line e atualizarão o cadastro de animais do Estado.

 

De acordo com a segunda etapa de 2009, realizada no mês de novembro, o Tocantins tem 7.585.791 bovídeos. Neste período, 99,32% dos animais com até 24 meses de idade, ou seja, 3.270.164 bovídeos (bovinos e bubalinos), foram imunizados contra a doença.

Fonte: Assessoria