Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Adalberto Garcia

A partir de segunda-feira, 19, 1.500 famílias de Gurupi irão contar com o reforço alimentar de 1 litro de leite diário. O benefício é parte do projeto de segurança alimentar “Leite é Saúde” já executado pela Setas - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em 47 municípios do Estado e que agora passa atender, também, a Gurupi. O lançamento no município aconteceu nesta quinta-feira, 15 em evento concorrido no Instituto Juarez Moreira. As famílias presentes receberam um cartão, com validade de 1 ano, que permite buscar o benefício em um dos 22 pontos de distribuição da cidade, no horário de 5h às 9h.

O projeto passa a atender ao todo 12.231 pessoas em 48 municípios, dentre elas gestantes, crianças entre seis meses e seis anos de idade, lactantes, idosos e pessoas com deficiência, que estejam em situação de insegurança alimentar.

De acordo com a secretária da Setas, Dolores Nunes, o lançamento do projeto em Gurupi é o cumprimento de um compromisso assumido com a população em 2009 durante o Fórum Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que levantou as demandas locais: “Naquela ocasião declarei a intenção do Governo do Estado de ampliar o projeto e hoje temos a grande satisfação de concretizar essa ação”. Explicou a secretária.

O vice-prefeito de Gurupi, Carlos Barcelos, representou o poder municipal no evento e aprovou a iniciativa: “Nós só temos a agradecer, o Projeto vai abranger quase todos os nosso bairros. A iniciativa é um exemplo para outros governos”.

Maurizia Ribeiro da Silva é uma das beneficiadas e sua história ilustra o que o Projeto vai significar para as 1.500 famílias. Maurizia é solteira e batalha sozinha o sustento dos 4 filhos com faxinas e outros trabalhos informais. Ela comenta que geralmente tem apenas R$ 2,00 para o café da manhã da família. Qual a saída? Maurizia explica: “Como já tenho o café dou preferência para comprar o pão, porque não dá para comprar pão e leite. Mas agora meu problema tá resolvido, com um litro de leite por dia, meus filhos vão ter um café completo”.

Para alguns o beneficio será um reforço na alimentação diária para outros, remédio, como é o caso de Dona Aldenisia Pereira (64). Ela mora com o filho deficiente visual e com a pensão de um salário mínimo que ele recebe precisa manter toda a casa. Segundo Dona Aldenísia, nem sempre dá para comprar o leite e explica: “Eu tenho osteoporose, vivo caindo por causa da doença, o médico já me falou que o remédio para mim é leite e queijo. Agora, com esse beneficio chegou o meu remédio” comemora.

O Projeto Leite é Saúde é realizado por meio de parceria e estipula contrapartida de 1% com as Associações e de 3% com as prefeituras em cima do valor destinado. O benefício está previsto no Plano Plurianual por meio da Ação de Suplementação Alimentar e Nutricional para famílias com insegurança alimentar e nutricional. O monitoramento é realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que acompanha a distribuição do benefício e avalia a evolução do quadro nutricional dos beneficiários.

Participaram do evento de lançamento do projeto “Leite é Saúde” em Gurupi autoridades locais, presidentes de bairro, e deputados representantes da região como o deputado federal, Laurez Moreira, e a deputada estadual, Josi Nunes.

Fonte: Ascom Secretaria de Trabalho e Ação Social