Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins, o vice-presidente da Associação Tocantinense de Municípios, José Fontoura (PMDB) afirmou que acredita no apoio garantido de maioria dos prefeitos do Estado, inclusive os da entidade para a reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim. “Tenho conversado e ouvido e com certeza a maioria dos prefeitos vai apoiar o governador”, enfatizou sem citar números.

O peemedebista citou o recente encontro dos prefeitos com o governador. “Tivemos mais de 80 prefeitos”, disse. Fontoura afirmou que o apoio dos gestores da União do Tocantins deve ser mantido mesmo depois das convenções partidárias.“O prefeito que declara seu apoio dificilmente recorre”, pontuou.

Com relação à influência do presidente da entidade, Valtenis Lino, também do PMDB, junto aos filiados, Fontoura diz que o presidente adiantou as declarações de apoio ao ex-governador Siqueira Campos (PSDB). “Ele adiantou apoio mas com certeza não leva ninguém”, disse.

“Te garanto que temos conversado e maioria dos prefeitos, inclusive os filiados à ATM repudiaram ele falar em nome da entidade”, completou dizendo que nem ele como vice nem Valtenis devem falar em nome da entidade com relação a apoio para as eleições.

Retaliação

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios, prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino (PMDB) em entrevista ao Conexão Tocantins também comentou sobre a preferência dos prefeitos filiados à entidade com relação a apoio para as eleições de outubro. Para Valtenis, ao contrário das declarações de Fontoura, a maioria dos gestores deve apoiar a pré-candidatura do ex-governador Siqueira Campos (PSDB).

Para ele, a maioria dos gestores ainda não se pronunciou com medo de represália por parte do governo. O critério para escolha do candidato, segundo Valtenis, deve ser baseada em consulta à população, o que em alguns municípios deve ser diferente da orientação partidária. “Os prefeitos querem mudança mas não tem coragem de divulgar”, disse. “O homem público não pode ficar encima do muro”, completou dizendo que os prefeitos precisam decidir com base no melhor projeto para o Estado.

Confira as entrevistas com o presidente da ATM, Valtenis e o vice Fontoura: