Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em entrevista com o Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 26, o deputado estadual Raimundo Palito (PP), respondendo ao seu correligionário, vereador Aurismar Cavalcante, afirmou que a única pessoa realmente autorizada a responder pelo PP é o seu presidente, deputado federal Lázaro Botelho. “Quem tem autorização é o presidente. Ele tem tanta autorização quanto eu”, afirmou lembrando que o vereador ocupa o cargo de 2º vice-presidente do partido que tem como primeiro ocupante do cargo, o deputado estadual Cacildo Vasconcelos.

Raimundo Palito voltou a destacar a indignação dos membros de seu partido depois da indicação do deputado Vicentinho Alves (PR) á vaga de senador na chapa da União do Tocantins no lugar da ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, que é do PP. O parlamentar ressaltou a incoerência na decisão da coligação do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) pelo fato de o PP possuir mais tempo de TV do que o Partido da República, vencedor das duas vagas ao senado da UT. “O PP tem 43 segundos de tempo e o PR tem 36”, informou.

De acordo com o deputado, esta semana o PP deverá marcar uma reunião prévia à convenção estadual, para debater se mantém da data conjunta desta com a da UT.

Entenda as convenções

De acordo com informações do secretário geral do PP, Robson Ferreira, a convenção partidária é a instância maior de deliberação de qualquer legenda. Para a convenção do PP, que ainda não tem data definida, serão inscritos os membros do diretório estadual, lideranças municipais e membros da executiva regional do partido.

Segundo Ferreira, por agregar líderes, como deputados estaduais e federais, a executiva estadual acaba assumindo um papel importante no momento de votação da convenção, por serem “lideranças com poder político” sobre os convencionais, agregando, assim, maior número de votos em torno de decisões ou candidatos apoiados internamente por eles.

O secretário do PP destacou que a executiva estadual do partido possui, ao todo, 21 membros. São eles: presidente, 3 vices, 3 secretários, 3 tesoureiros, 11 vogais e 11 suplentes de vogais.

Existem dentro da executiva, membros com maior número de votos. De acordo com Róbson Ferreira, são os que possuem cargos no legislativo, na executiva nacional, membros da direção da executiva (presidente e vices), além de presidentes de diretórios municipais.

Palito, por exemplo, por ser deputado estadual, líder do partido na Assembleia Legislativa e presidente do diretório do PP em Araguaína, possui 3 votos dentro da executiva estadual. Da mesma forma, o deputado Cacildo Vasconcelos também possui 3 votos, por ser deputado, membro da diretoria da executiva e membro da executiva nacional do PP.