Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SRHMA) realizará entre os dias 31 de maio e 11 de junho, a 16ª Semana Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá junto com a 5ª Semana do Meio Ambiente de Palmas, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação. Os eventos trazem o tema único: “Educação Ambiental: unidos por uma melhor qualidade de vida”.

Segundo o diretor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da SRHMA, Belizário Franco, a Semana do Meio Ambiente tem como a finalidade mobilizar, sensibilizar e formar sujeitos capazes de compreender o meio ambiente e agir nele de forma crítica e consciente. “Este período de reflexão contemplará a realização de atividades e ações em perspectiva multidisciplinar, enfatizando-se metodologias baseadas na educação ambiental como instrumento para a gestão compartilhada dos recursos naturais, visando à formação de um cidadão participativo, ampliando a sua consciência, para nele provocar mudanças comportamentais em relação ao meio ambiente, atendendo dessa forma as diretrizes e os princípios estabelecidos na Política e no Programa Estadual de Educação Ambiental”, afirma a coordenadora Hélia Pacheco.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Clemente Barros Neto, o evento é de grande relevância para o Estado, pois mostra a preocupação que o Governo tem com as questões ambientais, que estão diretamente ligadas ao bem estar das futuras gerações. “Grandes avanços podem acontecer em eventos como este, por sua preocupação em conscientizar e pelas parcerias que se firmam em busca de um desenvolvimento sustentável”, afirma.

O evento tem como parceiros, a Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual da Juventude (Sejuv), Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), Cooperar, Associação Vida, Instituto Maritaca, Instituto Ecos do Cerrado (IEC), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ministério Público Estadual (MPE), e o Fórum Estadual lixo e Cidadania do Tocantins (FELC/TO).

Fonte: Assessoria de Comunicação Recursos Hídricos