Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

O governador Carlos Henrique Gaguim participou na noite de ontem sexta-feira, 04, da programação festiva da 38ª Exposição Agropecuária de Gurupi, a ExpoGurupi 2010. Durante o evento, organizado pelo Sindicato Rural de Gurupi (SRG) em parceria com o Governo do Estado, o governador anunciou diversos benefícios para o segmento agropecuário de Gurupi e região, entre eles a quantia de R$ 1 milhão como suporte para realização de exposições agropecuárias em todo o Estado do Tocantins.

A abertura oficial da programação da ExpoGurupi, que é considerada uma das maiores da região sul do Estado, ocorreu no dia 28 de maio e encerra neste domingo, 6, com intensa atividade em todas as áreas do Parque de Exposições Antônio Lisboa da Cruz.

Durante sua visita a ExpoGurupi, o governador Carlos Gaguim, sempre acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Cantidiano Alves Dourado (Major), e demais lideranças políticas do Estado, do município e representantes diversos segmentos organizados da comunidade, circularam por todo parque de exposição, visitando e cumprimentando expositores. Nesse entremeio, o governador visitou a sede do SRG - Sindicato Rural de Gurupi - e o estande da Prefeitura Municipal montado no local, além de conhecer as últimas novidades tecnológicas voltadas ao setor. “O Tocantins vai se tornar revelação em termos de alimentação para o mundo”, afirmou positivamente o governador em sua passagem pela ExpoGurupi 2010.

Em entrevistas concedidas a imprensa local e regional, o governador agradeceu a presença desses profissionais, destacou a importância do segmento agropecuário no Estado, no Brasil e no mundo e deixou claro o seu total apoio a este segmento em todo Estado. Também parabenizou os realizadores da festa, dizendo estar contente com a qualidade apresentada pelos expositores, produtores e principalmente pela organização e conduta da presidência do Sindicato Rural de Gurupi. “Estou impressionado com a beleza e qualidade do que vi, pois, é uma festa que pode ser considerada uma das mais belas do Tocantins e do Brasil, pela genética apresentada, qualidade dos produtos ofertados pelos produtores (...) tudo muito bonito”, elogiou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Gurupi , popularmente conhecido como Major, a ExpoGurupi representa um importante incremento na economia do município, por meio da geração de emprego e renda da população, já que hoje o agronegócio representa cerca de 80% dos negócios realizados em todo Estado. “E é importante que o governador veja de perto o que estamos fazendo e o crescimento do número de expositores nesse faturamento de cerca de 30% a mais referente ao mesmo período do ano passado, totalizando em negócios algo em torno de R$ 13 milhões e para isso contamos com o apoio do governador”, pontuou.

Agab

Ainda em Gurupi, Carlos Gaguim prestigiou os festejos da Paróquia de Santo Antônio. Na ocasião, ele anunciou a doação para Agab - Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete - da área de um quarteirão, hoje ocupada pela entidade em regime de concessão.

Para o presidente de honra, idealizador e fundador do projeto, o procurador do Ministério Público Estadual, Ricardo Vicente, essa foi uma conquista sem igual nesses últimos 14 anos, pois, tínhamos a área da entidade cedida e não doada, o que nos impedia em muitos momentos de agregar maior valor a área e a própria entidade. “Essa atitude do governador vem solidificar um sonho antigo da Agab, pois, entrou governo, saiu governo e nunca até então tivemos a doação dessa área para nossa entidade, onde funciona a nossa sede”, destacou Vicente.

“Com isso, poderemos ampliar o atendimento de 2.600 para 5 mil alunos, uma reivindicação antiga da própria comunidade,” opinião compartilhada com a presidente da Agab, Eduarda Azevedo, que completou: “Carlos Gaguim teve uma visão ampliada da nossa necessidade e do nosso trabalho em benefício da comunidade, coisa que nenhum outro governo teve nos últimos 14 anos”, concluiu.

Fonte: Secom