Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os pecuaristas tocantinenses devem ficar atentos. A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - alerta para o prazo da comprovação da vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 10 de junho. Quem não declarar a imunização do seu rebanho está sujeito a multa no valor 127,69, por propriedade.

O presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, explica que para comprovar o ato, o produtor precisa se dirigir ao escritório da Agência onde sua priopiedade é cadastrada, munido da nota fiscal das doses da vacina e da carta aviso com os dados do rebanho, como idade e sexo.

“A comprovação da imunização antiaftosa além de colaborar para a atualização dos dados pecuários do Estado é prova de que o produtor cumpriu com seu dever e está assegurando a sanidade do seu rebanho. Isto garante a manutenção do nosso status de livre de febre aftosa com vacinação” ressalta Azevedo.

Nesta etapa, só foram liberados da vacinação os animais destinados ao abate imediato ou os que serão abatidos em até 60 dias após o término da campanha, ou seja, até o dia 30 de julho. Para tal, os produtores devem ter assinado um termo de compromisso no escritório da Adapec, agendando a data para o abate dos bovinos.

Transporte

Para transportar os animais bovinos e bubalinos, o produtor deve solicitar na Adapec a GTA – Guia de Trânsito Animal (documento obrigatório). Esse documento só é emitido se forem comprovadas as vacinações obrigatórias, ou seja, aftosa e brucelose (para as fêmeas acima de três meses). O produtor que for pego transportando animais sem a GTA será penalizado em R$ 42,56 por cabeça e o transportador em R$ 127,69.

Campanha

No Tocantins, a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, que este ano, veio com slogan “Adapec e Produtores em campo contra a Aftosa”, ocorreu de 1º a 31 de maio. A expectativa é de que mais de sete milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) tenham recebido a dose da vacina.

Segundo o Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – esta primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi encerrada no dia 31 de maio em 20 estados e no DF: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Distrito Federal e Tocantins. Os produtores rurais dessas regiões tiveram todo o mês de maio para imunizar o rebanho, estimado em 153 milhões de animais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec