Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o slogan “Vacine seu filho, a vitória é nossa!”, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio das secretarias municipais de saúde, iniciou neste sábado, 12, a 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Só no sábado, considerado dia D da campanha, foram vacinadas em todo o Estado 56.447 crianças menores de cinco anos, uma cobertura de 44,51%. A Sesau pretende imunizar até o dia 30 de junho pelo menos 95% de um total de 123.919 crianças menores de cinco anos residentes no Estado.

Na abertura da campanha, a coordenadora estadual de Imunizações/Sesau, Marlene Alves, ressaltou a importância dessa vacinação para que a poliomielite continue erradicada no Tocantins e no Brasil. “Apesar de já estar erradicado nas Américas há mais de 20 anos, o vírus da pólio continua circulando em alguns países no mundo, podendo assim ser reintroduzido a qualquer momento no país”, afirmou Marlene.

Maria Goretti Sousa Mendes Cavalcante compareceu logo cedo à USF – Unidade de Saúde da Família Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, para vacinar a sua pequena Maria Eduarda. Para Goretti, “os pais devem ter consciência da importância de se vacinar suas crianças o quanto antes, afinal a vacina é para o bem dos nossos próprios filhos. Fiz questão de vir logo no Dia D e bem cedo, pois quanto antes minha filha tiver imunizada, melhor”, disse.

A coordenadora Marlene Alves pede aos pais e/ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para vacinar que os levem o quanto antes a qualquer posto de saúde para que tão logo estejam imunizados, e não se esqueçam de levar o cartão de vacinação da criança. Marlene lembra ainda que essa é apenas a primeira dose; no dia 14 de agosto, dia D da 2ª etapa da campanha, as crianças deverão voltar aos postos de saúde para receberem a segunda dose da vacina para que estejam totalmente imunizadas contra Paralisia Infantil.

Fonte: Secom