Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins criou 1.542 empregos celetistas, em maio de 2010, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 22, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os números demonstram uma expansão de cerca de 7.000% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mesmo período de 2009, quando o saldo foi de apenas 22 postos de trabalho. Nos cinco primeiros meses de 2010, houve acréscimo de 5.173 postos (+4,57%).

De acordo com o Caged, em termos absolutos, esse desempenho é o segundo melhor de toda a série histórica do cadastro para o período. “Esses resultados comprovam o trabalho do Governo para trazer mais investidores para o Tocantins, novas indústrias, incentivar o comércio, o setor de serviços, gerando empregos e melhorando qualidade de vida do nosso povo. Temos uma política de incentivos fiscais muito atrativa, e a tendência é que esses índices melhorem cada vez mais”, disse o governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim.

Ainda segundo o Caged, nos últimos 12 meses, verificou-se um crescimento de 5,84% no nível de emprego, ou seja, mais 6.527 postos de trabalho. Tal resultado foi proveniente principalmente da expansão do emprego nos setores da Construção Civil (+1.147 postos) e de Serviços (+400 postos).

A superintendente estadual do Trabalho, Gláucia Branchina, destaca que além dos incentivos fiscais e missões internacionais que visam atrair novas empresas, o Governo do Estado também desenvolve políticas de aproveitamento das vagas de empregos geradas. “O Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine) atua juntamente com as empresas, encaminhando os profissionais qualificados e também qualificamos o trabalhador quando é necessário. Inclusive já encaminhamos novos funcionários para a Loja Marisa, Renner, Cinemark, Riachuelo e outras. E temos a certeza que, ainda esse ano, milhares de outras vagas serão criadas”, enfatiza.

Um dos trabalhadores beneficiados pelas ações do Sine, que também realiza cursos de capacitação e qualificação, é o jovem Everton Campos, de 19 anos, que conseguiu, com o apoio do órgão, o seu primeiro emprego. “Procurei emprego por muito tempo e a partir do momento que contatei o Sine e fiz o curso de Marketing Pessoal, logo comecei a ser encaminhado para entrevistas de emprego. E hoje tenho o meu primeiro emprego”, comemora. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Sine, dá mais segurança para aqueles que buscam um trabalho. “Lá temos todo o apoio. Podemos tirar os documentos, buscar encaminhamentos para vagas de trabalho e fazer cursos. Isso dá mais segurança para os jovens”, pontua.

Municípios

A capital Palmas foi o município que mais se destacou na geração de novos postos de trabalho, com saldo de 603 vagas, seguida por Gurupi, com saldo de 472 empregos. Já Paraíso do Tocantins figurou com saldo de 94 novos postos de trabalho, enquanto Araguaína teve saldo de 27 vagas preenchidas.

Fonte: Secom