Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi divulgada nesta terça-feira, 29, a pesquisa encomendada pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovina, Suína, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins - Sindicarnes ao Instituto Skala. O resultado da pesquisa avalia a preferência dos pré-candidatos ao governo do Tocantins. Com o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) tecnicamente empatado com ex-governador Siqueira Campos (PSDB) por 41,8% a 38,1%, a pesquisa tem 3,5% de margem de erro para mais ou para menos.

O instituto fez a pesquisa em 60 municípios onde Siqueira teve maioria em 32 deles e Gaguim em 25. Em dois a disputa fica empatada entre Siqueira e Gaguim. Já em Porto Nacional Mourão lidera a disputa.

Em Araguaina, Gaguim aparece com 44,5% contra 40% de Siqueira e Paulo Mourão do PT com 5,8%.No municípios, o prefeito democrata Valuar Barros apóia o governador.

Araguaina é ainda o município onde a indicada a vice, Valderez Castelo Branco (PP) já foi prefeita e ainda cidade de lideranças como o ex-governador Marcelo Miranda e também outros deputados da base governistas.

Já em Palmas, capital do Estado, Siqueira aparece com 44,7% e Gaguim com 33,1%, já Mourão com 7,3%.

Em Gurupi, terceira maior cidade do Estado, Siqueira está na frente com 39,3% enquanto Gaguim tem 28,3% e Mourão 8,7%. O prefeito Alexandre Abdala do PR apoia Siqueira. Ainda no Sul do Estado Gaguim lidera em Formoso do Araguaia com 40,8% contra 38,3% de Siqueira e 3,3% de Mourão.

No município do prefeito republicano do PR, Jaime Café, Siqueira e Gaguim aparecem empatados com 40% e Mourão com 4%.

Já em Porto Nacional, quarto maior município do Estado, que tem à frente a prefeita Teresa Martins do PDT, Siqueira está na frente com 26,4% e Gaguim teve 22%. No município, em que Mourão já foi prefeito o candidato aparece com 27,6%.

No quinto maior município, Paraíso do Tocantins, Siqueira Campos também está na frente com 54% contra 28,5% de Gaguim e 8,5% de Mourão.

A pesquisa mostra também a preferência dos candidatos nos municípios maiores como Natividade onde o governador pontua 30% e Siqueira 50%. Paulo Mourão aparece com 4%. O prefeito Joaquim do Posto (PV) apóia a reeleição do governador.

Em Colinas, cidade do prefeito do PT, José Santana, Gaguim lidera com 48,9%, e Siqueira com 30,6%, seguido pelo candidato petista Paulo Mourão com 5,6% dos entrevistados.

Já em Guaraí, também cidade onde o prefeito é do PT, Ggauim segue na liderança com 43,1% , Siqueira com 34,4% e Mourão com 6,3%.

Na cidade do prefeito Júnior Evangelista (PSDB), da base de Siqueira, Gaguim teve 51,3% dos votos contra 31,3% do tucano e 4,7% do petista Paulo Mourão.

No bico, em Augustinópolis, Siqueira aparece com 55,4% contra 30,8% de Gaguim e 5,4% de Mourão. Siqueira também lidera na cidade do prefeito José Salomão do PT com 41,7% dos votos contra 30% de Gaguim e 9,2% de Mourão.

Em Dois Irmãos, onde o prefeito João Carlos (DEM) apoia Gaguim, o peemedebista aparece com 43% dos votos e Siqueira com 35%. Mourão teve a preferência de 3% dos entrevistados.

Em Santa Fé do Araguaia, onde o gestor Valtenis Lino (PMDB) apóia Siqueira, o governador tem 43,3% contra 38,9% de Siqueira e 4,4% de Mourão.

Em Taguatinga, Siqueira também lidera com 45,5%, seguido por Gaguim com 30,9% e Mourão 2,7%.