Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O governador e pré-candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB) vai registrar a chapa no Tribunal Regional Eleitoral a partir das 18 horas, como confirmou o diretório estadual do PMDB ao Conexão Tocantins no início da tarde desta segunda, 5. O horário previsto era para as 17 horas.

Gaguim deve estar acompanhado de representantes dos partidos aliados e ainda da candidata a vice, Valderez Castelo Branco (PP). Os candidatos ao Senado, Paulo Mourão (PT) e o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) também devem acompanhar o governador bem como os deputados estaduais da base aliada.

Para a disputa à Câmara Federal a coligação chamada de Força do Povo vai disputar com um chapão com os aliados PSB, PDT, PPS, PP, PT, PCdoB, PRP,PHS, PSL, PSDC.

Para a Assembleia legislativa são duas coligações uma chamada de “Força do Povo 1”e a outra “Trabalho e democracia”. A primeira é formada por cinco partidos e a segunda tem seis e é encabeçada pelo PT que lançará 33 nomes.

Ao todo na proporcional estadual são 72 candidatos. Para a Assembleia são 24 vagas e para a Câmara apenas oito.

O senador Leomar Quintanilha compõe a lista de deputados federais do grupo, depois que abriu mão de disputar ao lado de Marcelo uma das vagas ao Senado.

No dia 25 de agosto todos os registros de candidaturas devem ser julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral até os que foram impugnados.

Os suplentes de senadores têm até quatro de agosto para registro.

Tocantins levado à sério

Já o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) que encabeça a coligação Tocantins levado à Sério vai registrar a candidatura também depois das 18 horas. O vice, deputado federal João Oliveira e os candidatos ao Senado, Vicentinho Alves (PR) e João Ribeiro (PR) também devem, conforme a assessoria da coligação, acompanhar o ex-governador.

Nas proporcionais, o grupo ainda fecha os detalhes. No entanto, para federal também será feito um chapão e para estadual três coligações. O PSDB lidera uma das chapas, O DEM fica sozinho e o PR está à frente da terceira chapa.

O grupo é composto por PSDB, PV, PRTB, PTN, PMN, PTC, PTdoB, PRB, DEM, PR, PSC e PTB.