Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Palmas é a capital que teve maior evolução na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009. A Cidade já cumpriu a meta programada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2015. Entre capitais, Palmas teve a melhor avaliação, 5.0 nos anos finais (9º ano), e ficou em segundo lugar, 5.6, atrás apenas de Curitiba, nas séries iniciais. Os índices foram divulgados na última quinta-feira, 01.

Os dados demonstram ainda que  em nove escolas da rede pública superaram a meta para 2021, de 6.0, a exemplo das escolas Beatriz Rodrigcues, que alcançou o índice de 7.5 e Anne Frank, que conseguiu 7.0. “A avaliação demonstra a evolução do ensino na rede pública municipal, reflexo dos investimentos e da importância dada para a educação pela atual gestão, temos um prefeito que se faz presente nas escolas”, afirma o secretário de educação do município, Danilo Melo.

De acordo com a diretora da escola municipal Beatriz Rodrigues, Leila Roque da Silva, o sucesso no IDEB é resultado de um trabalho conjunto, que envolve a Escola, a família e os estudantes. “Pesquisamos o que era feito nas escolas que conseguiam um bom resultado, o que precisávamos fazer, já que a infraestrutura nós tínhamos. O segundo ponto foi o envolvimento da família nas ações da Escola”, ressaltou.

Para o secretário Danilo Melo o fato da Beatriz Rodrigues está na periferia, na 405 Norte, demonstra que o “fator escola, superou os problemas econômicos. Isto também é resultado do esforço dos profissionais da educação”, disse.

Já o prefeito, Raul Filho lembrou que em 2005, em reunião com os professores, prometeu que Palmas exportaria tecnologia em educação, o que já está sendo alcançado, ao informar que o MEC costuma indicar a Capital como referência em práticas inovadora na educação. “Em julho teremos a visita do prefeito de Cariacica (ES), que recebeu indicação do MEC. Nossos números também contribuíram para a elevação dos índices gerais do Tocantins”, afirmou. O prefeito ressaltou também que o desafio é manter e melhorar os índices alcançados, de forma gradual e consistente.

14º Salário e novas ETI`s

Raul Filho aproveitou a ocasião para anunciar o pagamento do 14º salário aos profissionais das escolas que alcançaram a meta de 6.0, e a abertura de licitação para a construção de mais uma escola de tempo integral, na quadra 1.306 Sul (Arse 132), onde a Prefeitura mantém programas de habitação de interesse social, além da previsão de entrega da ETI do setor Santa Fé, em dezembro próximo.

Fonte: Ascop