Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dornil Sobrinho

Nesta terça (13/julho), Porto Nacional comemora 149 anos de emancipação política e 272 anos de historia. A centenária cidade tem suas raízes iniciadas no período do ciclo do ouro. Foi palco de grandes discussões políticas sobre a criação do Estado do Tocantins, com a participação de pessoas influentes na época, como Dr. Francisco Ayres da Silva, Dr. Feliciano Machado Braga, dentre outros.

No começo do século passado foi edificado o primeiro grande centro de ensino, o que deu a cidade o titulo de Berço Cultural do antigo norte goiano. Hoje, através do tombamento do Centro Histórico, Porto Nacional resgata suas raízes de “capital da cultura” do Estado.

Para festejar a data de aniversário a prefeitura municipal organizou um grande desfile cívico-militar com a presença do Exército Nacional, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana de Palmas, Guarda Municipal de Porto Nacional, Tiro de Guerra, Fanfarra “A Furiosa”, apresentação dos alunos do Centro de Artes, e um bolo com 149 kg em homenagem ao município, ao final do desfile houve uma Corrida de Revezamento 04 X 400.

Na solenidade de aniversário estiveram presente o governador do Estado Carlos Henrique  Gaguim, a prefeita de Porto Nacional Teresa Martins, o prefeito de Palmas Raul Filho, a prefeita de Lajeado Márcia Reis, o prefeito de Tocantinia Manoel Silvino, além de vereadores e secretários municipais.

Para a prefeita Teresa Martins o município merece muitas comemorações, pois é uma cidade centenária, que guarda em suas memórias a historia de um Estado. “Essa festa é justa para que possamos homenagear Porto Nacional que é o berço cultura do estado”. – afirma.

Ainda dentro das comemorações haverá a noite um show com a banda Quebraê na Ilha Porto Real a partir das 18h.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ prefeitura de Porto Nacional