Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Faltam pouco mais de 15 dias para o fim das inscrições no projeto Mesário Voluntário. Segundo o calendário eleitoral até 4 de agosto todos os mesários devem estar nomeados para atuar nas Eleições deste ano.

Em Gurupi, sede da 2ª Zona Eleitoral, o número de mesários voluntários inscritos já chega a 70% dos mesários necessários para o processo eleitoral em Aliança, Cariri, Crixás e Gurupi. A expectativa é que 836 eleitores de Gurupi e região atuem no dia 3 de outubro ao lado da Justiça Eleitoral.

Segundo o Chefe de Cartório, Bruney Guimarães, ainda esta semana será feita uma visita ao campus da Universidade Federal do Tocantins com o intuito de divulgar o projeto aos estudantes e servidores da instituição.

Inscrições

Para se inscrever basta ser eleitor maior de 18 anos e não estar enquadrado em nenhum dos impedimentos legais para a atuação como mesário. São eles: ser candidato ou seu familiar, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, funcionários com cargos de confiança do Executivo, autoridades policiais e funcionários a serviço da Justiça Eleitoral.

Entre as principais vantagens para os participantes do projeto estão: dois dias de folga do trabalho para cada dia dedicado ao serviço de mesário e certificação de atividade extracurricular para estudantes. Outra vantagem segundo a dona de casa Eliane Gomes é participar da democracia em busca de melhorias para o país. Eliane será mesária pela sétima vez e estimula aqueles que ainda estão começando: “No final do dia (de votação) você vê que correu tudo bem, vê que superou todas as expectativas, é muito gratificante”.

As inscrições para o projeto Mesário Voluntário podem ser feitas no cartório de sua cidade, pelo preenchimento de fichas de inscrição nas instituições de ensino parceiras ou pelo site www.tre-to.jus.br, clicando no link da campanha.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TRE