Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Waquerley Ribeiro

Foto: Waquerley Ribeiro

A Unidade de Saúde da Família (USF), da Quadra 1206 Sul, faz neste sábado, dia 24, um mutirão para a realização de exame Preventivo de Câncer do Colo do Útero (PCCU), das 07 às 17 horas, na sede da Unidade, à Alameda 30, Lote 72.

Para mobilizar mulheres entre 25 e 59 anos, para fazer o exame, além do comunicado através de agentes de saúde, a USF está utilizando também, a divulgação via carro de som, nas ruas das quadras 1206,1304,1306,1404 e1406 Sul, alertando as mulheres sobre a necessidade da realização do exame.

De acordo com coordenadora do mutirão, enfermeira Ana Paula Vitor de Souza, "o exame não causa dor, é gratuito e rápido e é o melhor meio para a prevenção deste tipo de câncer", assegura, informando que mesmo lançando mão de todos esses recursos, o comparecimento não é total ao posto de saúde, " queremos que todas as mulheres sejam monitoradas", enfatiza a enfermeira.

Diagnóstico Precoce

Em Palmas, dos 18.423 exames de PCCU realizados, em 2009, 17 foram positivos para o câncer e em 29, foram constatadas lesões graves. Em 2010, das 5.898 coletas realizadas 04 eram câncer e 15, lesões graves do colo do útero. “Se diagnosticado na fase inicial, o câncer do colo do útero pode ser curado em quase 100% dos casos", garante Giselly Cintra, responsável pela Área Técnica do Câncer.

HPV, o inimigo oculto

HPV é a sigla de um vírus, o Papilomavírus Humano, o campeão nas causas de câncer do colo do útero. Existem mais de 100 subtipos de HPV sendo que 35 deles infectam a mucosa genital. A transmissão do HPV é por meio das relações sexuais, podendo causar lesões e verrugas na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Fatores de risco

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o HPV tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus