Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de governo, Carlos Braga (PMDB) rebateu durante entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta-feira, 23, as informações veiculadas pela coligação Tocantins Levado a Sério com relação ao repasse de convênios do Estado para os municípios.

A coligação, baseada em dados do Portal da transparência, aponta que apenas os prefeitos das base do governo estão sendo privilegiados com os repasses. Em junho, os pagamentos referentes a convênios chegaram a 32.666.797,93, conforme o Portal.

O grupo do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) alega também que as prefeituras de Santa Fé do Araguaia, Gurupi,Paraíso do Tocantins e Miracema não foram contempladas com convênios.

Braga rebate as afirmações e argumenta que o governador e candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB) não está privilegiando nenhuma prefeitura. “O governador não aceita essa prática no governo. Essa afirmação não é verídica”, afirmou.

O secretário diz que o critério para as liberações são o fluxo de caixa e ainda os repasses federais. “O governador pela primeira vês na história fez a distribuição de R$ 2,4 milhões para cada parlamentar destinar às diversas áreas nos municípios”, disse sobre as emendas.

“O Fundo de Participação dos Municípios e ainda o Fundo de Participação do Estado também caíram o que exige cautela do governo nesses repasses”, frisou.

Indagado sobre os prefeitos que apóiam Siqueira e ainda não receberam os repasses, Braga disse, sem citar nomes, que alguns deles nem procuram as secretarias para acompanharem o processo de liberação. “Às vezes eles nem vem atrás”, afirmou citando ainda que muitos municípios estão com problemas na documentação.

Acelera Tocantins

O secretário, que esteve à frente da Caravana Acelera Tocantins, explicou ainda que o governador não discriminou nenhum município e o programa foi a todas as 139 cidades. “Ele foi em Gurupi, foi em Miracema mais de uma vez, em Paraíso. Ele não discriminou nenhum prefeito e as ambulâncias e ônibus levados pelo programa também estão chegando para todos”, frisou.

Sobre a demora na chegada de alguns benefícios, Braga diz que o Estado está providenciando a situação de todos os municípios.

Apoio dos prefeitos

A coligação Força do Povo divulgou que tem o apoio de 100 prefeitos. Para a coligação de Siqueira o apoio se deve aos repasses de convênios, no entanto Braga defende o grupo governista. “O governador tem trabalhado para levar os benefícios para os municípios e tem sido reconhecido por isso, o apoio dos prefeitos vem naturalmente”, disse.