Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de reduzir as múltiplas possibilidades de transmissão de doenças, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Taguatinga, localizada a 447 km de Palmas, está inovando com a coleta de resíduos do serviço de saúde do município. Taguatinga é a primeira cidade da região sudeste a adotar esse tipo de serviço.

O lixo hospitalar terá uma destinação final dentro dos padrões legais ambientais e sanitários. A empresa responsável pela coleta fará a incineração dos resíduos a uma temperatura a cerca de 1000 graus Celsius, a fumaça provocada pelo queima do material será filtrada podendo voltar a atmosfera sem causar nenhum dano, já a sobra do lixo queimado será depositado em uma vala sanitária.

A prefeita de Taguatinga, Zeila Ribeiro, destacou que essa ação irá contribuir com a responsabilidade ambiental do município. “ O mundo hoje esta voltado para reeducar os cidadãos para colaborarem com a reciclagem e o descarte correto de material é imprescindível para colaborar com o meio ambiente”, disse.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Taguatinga, Aclécio Dias, o material que será coletado pela empresa são em geral seringas, agulhas, resíduos de curativos, cateteres, ampolas, lâminas, luvas, e outros. “Esse material não pode ser misturados ao lixo comum da cidade por oferecer alto risco de contaminação humana e ambiental”explicou Aclécio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Taguatinga