Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

Foi realizado nessa quarta-feira, 28, Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) 2023/2027, em Taguatinga. No evento, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins), entregou 104 títulos definitivos rurais, beneficiando 140 famílias na região sudeste do Tocantins.

“São mais de 30 anos na espera por esse documento e finalmente este dia chegou”, comemora o agricultor Luiz dos Santos, que recebeu o Título Definitivo da sua propriedade durante a Audiência Pública.

São cerca de 6 mil hectares, localizados no loteamento Taguatinga, situados na zona rural do município, que foram abrangidos nesta etapa. O governador em exercício, Laurez Moreira, destacou que a regularização fundiária é uma pauta importante no governo estadual. “Estamos entregando esses títulos para diversos produtores agrícolas que agora vão melhorar a sua produção”, destacou.

“Desde 2021, já conseguimos regularizar aqui Taguatinga, mais de 17 mil hectares de terras, um trabalho contínuo que o governador Wanderlei Barbosa faz questão de cobrar agilidade para fomentar o desenvolvimento da região”, ressalta o presidente do Itertins, Robson Figueiredo.

Para o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, esta política pública traz tranquilidade ao produtor rural. “Com o título, o produtor vai ter acesso aos financiamentos bancários para melhorar a sua produção, beneficiando o nosso município”, relatou.

Nascido e criado na propriedade recém regularizada, o lavrador Gerson Cizerdito Cardoso da Silva relatou que a família está muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado pelo Itertins. “Podemos nos tranquilizar porque a terra é nossa e vai ser uma herança para os filhos e netos, agora teremos o registro da propriedade”, comemorou emocionado.