Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A coligação Tocantins Levado a Sério divulgou a pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Vox Populi para eleição no Tocantins. O levantamento mostra que, na modalidade estimulada, quando o nome dos candidatos ao governo é apresentado, Siqueira Campos (PSDB) lidera com 46%, contra 38% do candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB). 10% não souberam responder, ou não responderam à pesquisa, enquanto 6% declararam que não votarão em ninguém/nulo/branco.

Na modalidade espontânea os números da pesquisa mostram que 38% votam no candidato do PSDB, enquanto 32% declararam votar em Carlos Gaguim. Não souberam responder ou não responderam somou 24% dos entrevistados, enquanto 5% declaram que não votarão em ninguém/branco/nulo e 1% declararou votar em outros candidatos.

Quanto à rejeição, a pesquisa detectou que o governador Carlos Gaguim lidera com 30%, enquanto Siqueira tem 25%. A pesquisa mostra ainda que 5% dos entrevistados não votaria em nenhum dos dois candidatos se a eleição fosse hoje. Já 28% disseram que poderiam votar em qualquer um deles.

A pesquisa ainda quis saber qual dos candidatos tem mais chance de vitória e neste quesito Siqueira aparece com 44% contra 34% de Carlos Gaguim. Outros 22% não souberam responder.

Apoio de Lula

A pesquisa também detectou que a possibilidade de transferência de votos do presidente Lula não é tão alta no Estado. O levantamento quis saber se o eleitor votaria em um candidato indicado por ele e 22% responderam que votariam com certeza no candidato apoiado pelo presidente. Já 42% disseram que poderiam votar no indicado por Lula, dependendo de quem for o candidato. Outros 26% disseram que não levariam isso em conta na hora de escolher o candidato.

Avaliação de desempenho

O desempenho do governo Carlos Gaguim também foi medido pela pesquisa. 6% dos entrevistados consideraram o desempenho de Carlos Gaguim à frente do governo ótimo. Os que acham o governo bom somaram 33%; regular positivo, 26%; regular negativo, 10%; Ruim, 11% e péssimo somou 9%. Outros 5% não quiseram ou não souberam responder.

Senado
Para o Senado, na modalidade estimulada, João Ribeiro (PR), que concorre à reeleição, aparece na frente e atinge o índice 26%. Marcelo Miranda (PMDB) é o segundo, com 24%, seguido de Paulo Mourão (PT) com 14% e Vicentinho Alves (PR) com 9%. O número de indecisos ainda é alto, em torno de 18%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de julho, com registro no TRE (nº 10255/10) e TSE (nº 21002/10), contratada pelo comitê financeiro do PSDB do Tocantins.

Foram consultados mil eleitores e a margem de erro é de 3,1%pontos percentuais com intervalo de confiança de 95%.

Municípios Pesquisados

Araguaina, Paraiso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Aguiarnópolis, Goianorte,Aparecida do Rio negro, Goiatins, Aragominas, Guaraí, Araguaçu, Lagoa do Tocantins, Araguatins, Miracema do Tocantins, Augustinópolis, Miranorte, Aurora do Tocanmtins, Monte do Carmo, Babaçulândia, Nazaré, Barrolândia, Nova Olinda, Bom Jesus do Tocantins, Novo Acordo, Buriti do Tocantins, Oliveira de Fátima, Cariri do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Carrasco Bonito, Praia Norte, Colinas do Tocantins, Rio dos Bois, Combinado, Rio do Sono Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Dianópolis, São Valério da Natividade, Divinópolis, Sítio Novo, Esperantina, Taguatinga, Fátima, Filadelfia, Wanderlândia e Formoso do Araguaia.