Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Antes do início do primeiro debate televisivo entre os candidatos ao governo do Estado, Carlos Gaguim (PMDB) e Siqueira Campos (PSDB), outra disputa acontecia do lado de fora da rede Band Palmas.

A discussão envolveu os advogados das duas coligações eleitorais e dizia respeito ao uso de aparelhagem de som no exterior do local onde ocorre a primeira disputa direta entre Gaguim e Siqueira.

De acordo com o técnico do Tribunal Regional Eleitoral, Eilson Santos, existia um comum acordo entre as coligações para que não houvessem aparelhagem de som, palcos, tendas e outros meios de divulgação dos candidatos, na parte externa do prédio.

O acordo, ainda segundo Santos, foi homologado e assinado pelo juiz da 29ª Vara Eleitoral, Gilson Valadares. O advogado da coligação Força do Povo, Sérgio do Vale, afirmou que a intenção no ato do acordo foi a segurança da população e dos candidatos ali presentes. “Nosso intuito foi a preservação da segurança e da vida”, completou.

Já o responsável legal da coligação “Tocantins Levado a Sério”, Juvenal Klayber, depois de firmado o acordo, aambas as coligações deveriam retirar todos os equipamentos e estruturas montadas no local do debate. “Tem que tirar tudo”, informou.

No local estavam montadas tendas com faixas e cartazes de ambas as coligações, além de um grande palanque da “Força do Povo” e um trio elétrico da TLS.

Retirada dos telões

Outra baixa para a militância presente no local foi a retirada dos telões que estariam a disposição das coligações no lado externo do prédio. De acordo com a assessoria da coligação Tocantins Levado a Sério, a partir das 18h a polícia determinou a retirada das telas para maior segurança dos presentes.