Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Adapec- Agência de Defesa Agropecuária fará parte das comemorações do “Dia Nacional do Campo Limpo”, no dia 18 de agosto, com a palestra “Uso Correto e Seguro de produtos agrotóxicos”. O evento é uma iniciativa do Inpev- Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias- em parceria com as Centrais de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Pedro Afonso e Silvanópolis, distante de Palmas 123km e 173km, respectivamente.

Para o chefe do núcleo de agrotóxicos da Adapec, José Carlos Dias, as atividades de educação ambiental possibilitam à população conhecer de perto cada função da cadeia produtiva nesse processo. “O contato direto instiga a conscientização de adultos e crianças sobre a importância da destinação correta de embalagens vazias e a preservação da saúde da população, dos animais e do meio ambiente”, ressalta.

Programação

Em Pedro Afonso, as comemorações terão início às 8h e seguem até o meio dia com visitação pública na Central. À noite, o evento será realizado a partir das 19h, na praça coronel Lisys Rodrigues, com a presença do espantalho Olimpio, personagem símbolo das campanhas educativas do instituto. Além disso, apresentação do filme institucional do Inpev, palestra da Adapec e peça teatral.

Em Silvanópolis, o evento será realizado na Central de recebimento de embalagens vazias, das 9h às 12h. Os visitantes terão a oportunidade de assistir apresentações teatrais, show artístico e palestra da Adapec.

Sobre o Dia

O Dia Nacional do Campo Limpo já está na sua sexta edição. Segundo Inpev, 104 centrais de recebimento em 23 estados confirmaram a participação na promoção de atividades ambientais abertas à comunidade.

Devolução

De acordo com dados do Inpev, no Tocantins, de janeiro a junho de 2010, foram recolhidas 138.569 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, registrando um crescimento de 173,3% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram coletadas 50.710 toneladas. Em relação ao percentual de evolução no recolhimento de embalagens vazias no período citado, o Estado detém o segundo lugar no ranking nacional.