Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No início da tarde desta quarta-feira, 1º de setembro, 30 bombeiros saíram da Capital com destino à Serra do Estrondo, município de Paraíso do Tocantins. O grupo foi auxiliar os militares do 4º Pelotão a combater o incêndio florestal que está devastando o local, considerado o principal cartão postal da cidade.

De acordo com o comandante do 4º Pelotão, tenente João Neto da Silva, no final da tarde de ontem, terça-feira, 31, o incêndio estava controlado, mas ganhou uma proporção muito grande nesta madrugada. A cidade, em especial o Bairro Serrano (que fica mais próximo da Serra), amanheceu coberta por uma nuvem de fumaça. Durante a manhã os bombeiros concentraram o combate na região de chácaras, no pé da Serra, com o objetivo de evitar a destruição de casas e benfeitorias.

“O fogo se propaga por uma área muito grande na encosta da Serra. É muito difícil fazer o combate nesta região, pois o acesso a pé é praticamente impossível”, observa o tenente J. Neto. O Corpo de Bombeiros estima que haja de 15 a 20 diferentes focos de incêndio na Serra e o combate na região inferior é mais difícil, devido a topografia do terreno.

Ilha do Bananal

O grupo de 21 bombeiros que está trabalhando no combate ao incêndio na Ilha do Bananal está mudando o local do acampamento nesta quarta-feira, 1º, para aproximar-se mais da área que ainda está em chamas. Desde o último final de semana, os bombeiros concentram as atividades na Ilha na parte que tem acesso pelo município de Lagoa da Confusão, atravessando o Rio Javaés.

O combate inicia por volta das 16 horas e continua durante a noite, quando está mais fresco e os bombeiros obtêm maior êxito. As coordenadas dos focos são repassadas pela equipe do ICMBio, que faz sobrevoos para demarcar a área. Os bombeiros têm combatido focos de seis a sete quilômetros de extensão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Corpo de Bombeiros