Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No município de Xambioá, norte do Estado, acontece uma questão que pode também estar atingindo outros municípios do Tocantins.

O Conexão Tocantins foi procurado por lideranças do Partido dos Trabalhadores que alegam que a prefeita do município, Ione Leite (PP) estaria perseguindo alguns membros do partido para forçar as lideranças a apoiarem o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e ainda o filho dela que concorre à uma vaga na Assembleia Legislativa, Júnior Leite.

A prefeita mesmo sendo do PP, partido da base de Carlos Henrique Gaguim (PMDB) segue apoiando Siqueira Campos (PSDB) candidato ao governo no pleito de outubro.

Conforme as lideranças, Ione está confundindo o acordo feito em 2008 com o Partido dos Trabalhadores em prol de sua candidatura.

O presidente do PT no município, Raimundo da Cerâmica está internado na UTI do Hospital de Araguaina desde o último sábado quando, segundo relatou sua esposa ao Conexão Tocantins via telefone, passou mal no município. O presidente seria, conforme os relatos , o que mais estava sofrendo perseguições por parte da gestora do município.

Confusão nas alianças

O presidente do PT de Araguanã, Chiang Kaixete em entrevista ao Conexão Tocantins conta que foi chamado por membros do partido para ajudar na situação. “Ela está exigindo que os companheiros apoiem o filho dela e Siqueira, a aliança que fizemos foi apenas local para apoiar ela na sua eleição”, disse.

Kaixete conta que foi conversar com a prefeita sobre a exigência dela e que Ione chegou a afirmar que se o partido não seguisse com apoio para os candidatos dela iria tirar os dois cargos que a sigla indicou na administração.

Atualmente, Edson Saldanha e Célio Assunção ocupam a diretoria de meio ambiente e a secretaria de agricultura, respectivamente no município. “Ela chegou a dizer que não pode ficar com inimigo na sua administração, que, ou apoiamos Siqueira e o filho dela ou o partido estava fora”, afirmou.

Para o presidente, os membros do partido estão aguardando que Raimundo na Cerâmica saia do hospital para tomar as providências com relação ao assunto. “Se Deus quiser ele vai melhorar logo e vamos nos reunir para fazer um documento e resolver essa situação”, frisou.

Perseguição

Também falando ao Conexão Tocantins, Célio Assunção, que além de funcionário da prefeitura é secretário do PT, disse que pretende seguir o apoio aos candidatos do partido. “ Eu sou PT e levo minha bandeira”, disse.

No entanto, o servidor preferiu não comentar sobre as possíveis tentativas de perseguição da prefeita e disse apenas que o PT não tem obrigação de apoiar a candidatura do filho da gestora. “Fizemos aliança com ela apenas no municipal”, frisou.

Ele admitiu que deve ser exonerado do cargo que ocupa na prefeitura.

Averiguação

O coordenador do PT da região norte, João Batista também afirmou ao Conexão Tocantins que tem recebido relatos de membros do partido do município sobre essa situação. “O Raimundo vinha sim recebendo ameaças se não apoiasse o filho da candidata, aí como ele tinha problemas de saúde, passou mal e está na UTI”, disse.

João Batista contou ainda que a prefeita teria rasgado algumas fichas de filiação do partido no município. “ Vou no município neste sábado para averiguar essa situação e possivelmente processá-la por danificação do patrimônio do partido”, disse.

O coordenador conta também que fará um relatório para passar para o diretório estadual do partido.

Sem contato

O Conexão Tocantins tentou por várias vezes contato com a prefeita através do telefone celular no entanto as ligações foram encaminhadas para a caixa de mensagens.