Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Museu de Zoologia José Hadasi da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, com sede em Porto Nacional, foi recentemente incluído no Cadastro Nacional de Museus, do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, o que resulta na ampliação e fortalecimento das ações direcionadas ao campo da museologia no Brasil.

O coordenador do museu, professor José Fernando de Lima, explica que antes os assuntos relacionados aos museus eram tratados junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como as políticas, os programas e os editais, e que é salutar a presença de um órgão específico para a área.

O próximo passo, segundo o coordenador, é “a adesão ao SBM – Sistema Brasileiro de Museus, criado em 2004 com a finalidade de promover a integração, a gestão e o desenvolvimento de museus, acervos e processos museológicos brasileiros. Já fizemos nossas consultas junto ao SBM, sanamos nossas dúvidas e temos condição de atender todos os requisitos que nos são solicitados”.

O Museu de Zoologia da Unitins foi implantado em 1995, pelo pesquisador José Hadasi, e possui uma coleção taxonômica formada por mais de três mil exemplares, entre aves, mamíferos, répteis, peixes, entre outros. Grande parte do acervo está exposta ao público ou é apresentada em eventos itinerantes. As demais peças estão direcionadas para a pesquisa científica e ao trabalho de Educação Ambiental.

José Hidasi também foi responsável pela criação do Museu de Ornitologia de Goiânia, Museu de Zoologia do Memorial Cerrado da Universidade Católica de Goiás; participou da fundação do Jardim Zoológico de Goiânia, entre outros. Atualmente trabalha na implantação do Museu José Hidasi de História Natural de Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins