Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Cadeia produtiva de madeiras e móveis de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas fornecem dados para pesquisa de caracterização desse segmento.

A “pesquisa de caracterização da indústria moveleira da região central tocantinense - Palmas, Paraíso e Porto Nacional: sustentabilidade, poder público e desenvolvimento humano”, foi realizada em Paraíso nas duas últimas semanas de agosto e atendeu cerca de 100 empresas. Esta ação realizada em parceria com o Sebrae faz parte do trabalho de conclusão de curso – TCC, dos acadêmicos do último período de administração, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

A pesquisa tem como objetivo, principal, traçar o perfil do segmento moveleiro da região central do Estado. Nessa pesquisa é avaliada a qualidade de vida social e empresarial; as condições financeiras; a escolaridade; a participação em cursos e capacitações; a forma de trabalho; a legalidade dos serviços prestados; os matérias e equipamentos que utilizados para trabalhar; os impactos ambientais causados pela atividade; entre outros aspectos do marceneiro e/ou empresário do ramo.

O resultado final deste projeto, logo após ser apresentado na universidade, será fornecido para as entidades parceiras, para que possa ser desenvolvidos futuros projetos para o setor, que ainda não possuem dados. Para o analista técnico da Unidade Operacional de Paraíso do Sebrae/TO, Fábio Cruz, a pesquisa é de grande relevância uma vez que levantará dados dos empresários e empregados do setor. “Essa pesquisa subsidiará a nossa entidade para futuras análises e tomadas de decisões quanto a execução de projetos bem estruturados e planejados”, ressalta o analista.

De acordo com o consultor do empreender em Paraíso do Tocantins, Francisco Cícero, que acompanha o grupo, estas ações irão fortalecer ainda mais a união destes empresários que, hoje, são assistidos pelo Programa Empreender. Como coordenadores, a pesquisa conta com os professores da UFT Jorge D’ambros e Patrícia Medina. A ação, também, acontecerá nas cidades de Porto Nacional e Palmas.

Parceiros

A pesquisa conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins – Sebrae/TO, do Sindicato de Madeiras e Móveis do Tocantins – Simam/TO e do Centro Tecnológico de Madeira e Móveis – CTMM.

Fonte: Assessoria de imprensa Sebrae