Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Coede – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza no dia 21 de setembro uma mobilização alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no Parque Cesamar, em Palmas, a partir das 15h e contará com palestras, atividades lúdicas e de saúde, apresentações e exposições culturais.

A mobilização tem como objetivo chamar a atenção da comunidade em geral para as necessidades e anseios das pessoas com deficiências, divulgar as atividades do Coede em âmbito estadual e reunir governo, entidades e parceiros em prol das lutas deste público.

Informações

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído, através da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, pelo movimento social em encontro nacional com todas as entidades nacionais.

Constitui-se em um momento para refletir e buscar novos caminhos de lutas por inclusão social, cidadania e participação plena, em igualdade de condições.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos deste público estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e temos uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

No Tocantins, os dados do IBGE revelam que 178.614 pessoas tem algum tipo de deficiência.

Fonte: Ascom Setas