Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prefeitura de Aliança do Tocantins realiza, neste sábado, 24/Set, o 1º Fórum Comunitário Pró Selo do UNICEF. Na oportunidade, as ações que estão sendo implementadas na cidade serão debatidas junto com a comunidade, além de propostas para a melhoria dos indicativos sociais que precisam ser elevados.

O objetivo é promover o fortalecimento da participação da sociedade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes.

O público presente poderá contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento àqueles com até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida do segmento.

Aliança do Tocantins está na disputa pelo Selo UNICEF edição 2009-2012. O Fundo das Nações Unidas para a Infância premia iniciativas que assegurem cidadania a crianças e adolescentes. “Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive”, afirma o site oficial do UNICEF.

Este ano, os três eixos que nortearão a avaliação das cidades são: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Para participar da iniciativa, o prefeito deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento local do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Aliança do Tocantins