Opinião

Não dá para se fazer de morta diante dessa reta final de campanha onde estamos vivendo uma tentativa de lavagem celebral com tantas coisas acontecendo.

Primeiro de tudo: se você é daqueles que acredita que não há como mudar a política pare por aqui. Vou te dizer na alta: você é um dos culpados da lavagem à qual estamos submetidos aqui no Tocantins e eu sinto muito por isso!

Ouvi uma música no carro de som dizendo que essa eleição está um “piseiro que só”. Concordo! É um piseiro tão grande que até os veículos de comunicação que deveria nos informar estão é nos confundindo. Desde final de semana passada é um tal de disse-que-disse danado!

Fulano que disse que ciclano que negou.Não dá para entender. Acontece que estão numa brincadeira sem graça de fazer a tal lavagem que falei agorinha. O principal instrumento da lavagem são as denúncias que só porque é época de eleição estão querendo nos empurrar guela abaixo sem sequer uma apuração digna.

Vi um veículo citando o nome do candidato do PMDB, Carlos Gaguim. Segundo a matéria era coisa grande,suspeita de fraude em licitações. No outro dia a revelação: O Ministério Público não tinha citado o nome do homem do vermelho.Que piseiro! Daí para cá uma onda de denuncismo desvairada mudando os rumos de uma eleição que tinha tudo para ser limpa.Já falaram em CPI, Impeachman...

E a moda agora pegou: todo mundo quer dar uma denunciadinha. As provas? Ah, isso é outra história, o importante é denunciar. Temos que dar o crédito para a precursora dessa moda no Tocantins: a senadora Kátia Abreu que agora está ao lado do Siqueira.

Aliás...ou é uma atriz de primeira classe ou realmente não tem controle sobre as palavras. Em 2006 ela disse que ele era ditador que não tinha projetos e disparou também contra Eduardo Siqueira dizendo que o ex-senador era a “erva-daninha” do Estado, hoje é a coordenadora da campanha. Que piseiro!

E o vice João Oliveira? Ele está escondidinho nessa campanha justamente porque não tem como olhar para a cara dele e não lembrar que ele também disse que Siqueira é ditador e que não cumpre nada que promete. Não há nada que ele diga agora que vá remediar o que já foi dito!

Mas piseiro, piseiro mesmo está por vir essa semana. Imagino que vem artilharia pesada sem provas, sem comprovação e sem se preocupar com os eleitores. Isso porque querem levar o Tocantins a Sério... Em que terra seriedade combina com enganação, me diga? O Siqueira quer convencer que mudou, que prega o perdão e vem repetindo as práticas típicas dele desde sempre. Que piseiro!

Até ligar sua imagem à do presidente Lula que apoia Gaguim o homem fez! Eles estão tentando de todas as maneiras, de todos os lados.Mostram Céus e terra no programa eleitoral, beijinho em crianças, abraços em idosos mas lá no palanque o que ele diz é que quer esmagar os adversários e expulsá-los do Palácio Araguaia.

Para o Siqueira (o homem que criou todas as coisas do Tocantins, quer dizer: só as boas!) é questão de “vida ou morte” voltar ao poder. São muitos anos com sede! Se ele ganhar tudo o que é de mais retrógrado e ultrapassado vai voltar junto com ele e o Tocantins continuará sendo tratado com curral e de seu grupo hoje sem prestígio político no Estado.

Tem gente já falando em mudar do Estado se ele ganhar com essa estratégia de denuncismo barata e truculenta comprada inclusive por alguns veículos de informação que nos confundem o tempo todo. É como disse o Presidente Lula essa semana em Palmas : “O povo não é mais massa de manobra!”.

A lavagem já começou e vai até dia 3. Podemos ter apenas nove dias amargos dela ou mais quatro longos anos na base do autoritarismo e da falta de liberdade: só depende de nós!

Se estão tentando nos enganar agora imagina se conseguirem ganhar, aí é sim é que será um pizeiro que só!

*Vanessa Martini é administradora e analista de sistemas

(Os textos publicados neste espaço não refletem a opinião do Site Conexão Tocantins )