Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) começou o bloco perguntando sobre as denúncias no governo do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) que foram publicadas na Revista Veja. Muitas das denúncias foram feitas pelo aliado de Siqueira hoje, Freire Júnior (PSDB).

Na resposta, Siqueira lembrou que tem oito anos que saiu do governo. “Não existe nenhuma ação nem nenhuma investigação contra mim”, frisou. Siqueira aproveitou o resto do tempo para a reposta para criticar o setor da saúde no Estado.

Na réplica, Gaguim disse que tem várias denúncias sérias contra Siqueira. “Ele não tem credibilidade para criticar o meu governo, eu estou só a 12 meses”, frisou. O peemedebista acusou ainda Siqueira de ter bens não declarados em nome de terceiros. “As rádios as televisões são tudo no nome dele”, disse questionando o uso de alguns aviões e jatos por Siqueira durante a campanha.

Na tréplica, Siqueira lamentou o nível do debate. “Tem oito anos que eu saí do governo”, frisou. “Vamos às propostas moço, diga o que você vai fazer”, disse.

O mediador lembrou da regra que não permite a exibição de documentos no debate.

Gaguim manteve as críticas dizendo que Siqueira não fez muitas coisas em 20 anos e falou ainda da derrubada de casas que aconteceu em Palmas na época de Siqueira. “O que fizemos em um ano é quase igual o que você já fez”, frisou.

Na réplica,Siqueira falou diretamente ao telespectador. “Vocês sabem muito bem que tenho palavra, que tenho honra”, disse. O tucano desafiou Gaguim a mostrar as provas das denúncias contra ele.

“É o povo que está construindo esse Estado, candidato”, disse Gaguim na tréplica rebatendo o marketing de Siqueira que mostra as obras que ele fez. “Eu quero governar esse Estado com o povo com a Dilma, (Rousseff) trazer negócios”, disse Gaguim.

Gaguim perguntou a Siqueira qual a política que ele tem para o agronegócio. Na resposta Siqueira disse que deu aval para os produtores implantarem projetos. “Promovemos efetivamente uma grande uma maravilhosa expansão dos grupos de produção”, disse.

Siqueira citou dados de seu governo e falou ainda das políticas fiscais na época de seu governo. “A repercussão disso tudo promoveu numa exportação”, falou.

Na réplica Gaguim disse que faltou incentivo aos produtores na época de Siqueira. “Ele não fez nada nas cooperativas não abriu estradas”, disse. Os projetos na época de Siqueira, segundo Gaguim, eram deixados nas mãos de poucos amigos.

Ainda sobre o assunto, Siqueira pediu que as propostas fossem o centro do debate. O tucano, na defesiva não falou mais sobre o assunto.

Na última pergunta do bloco, Siqueira perguntou sobre a questão da formação de cartéis nos postos de gasolina na capital. Na resposta, Gaguim disse que a inauguração da Ferrovia Norte Sul vai impulsionar o transporte de derivados de petróleo.

No meio da resposta, Gaguim acusou Siqueira de vender a Celtins e Saneatins , "você acabou com o Estado sem negociar e sem sentar na mesa”, disse Gaguim.

Na tréplica, Siqueira disse que a Ferrovia Norte-Sul veio para o Tocantins com seu apoio e questionou a diferença de preços nos postos de gasolina. “Olha, nem merece mais atenção”, disse Siqueira sobre o assunto.

No final do bloco, Gaguim criticou a autoria de algumas obras que Siqueira disse que fez e lembrou novamente alguns fatos da época de Siqueira no governo. “Vou percorrer o mundo, eu tenho a juventude para fazer isso”, disse.